O melhor SUV médio

Tiggo 7 Sport, Honda ZR-V, Jeep Compass ou VW Taos? Conheça os indicados ao Prêmio UOL Carros 2024

Raphael Panaro Colaboração para o UOL Arte UOL

Degrau acima dos utilitários compactos, os SUVs médios são para aqueles que procuram espaço e um nível de sofisticação a mais. E todos os finalistas da edição 2024 do Prêmio UOL Carros trazem isso.

Dois deles, Compass e Corolla Cross, ainda transportam a rivalidade nas lojas para dentro da premiação. O Jeep se reforçou com duas novas versões e o poderoso motor 2.0 turbo de 272 cv. A Toyota, por sua vez, mudou o visual do SUV e fez a procura nas concessionárias explodir.

A Caoa Chery surpreendeu ao oferecer um SUV médio com preço de compacto na inédita versão Sport. Ainda oferece motor turbo e um conteúdo de fazer inveja a muito carro mais caro por aí.

Honda e Volkswagen tentam chegar pelas beiradas. O ZR-V aposta no prestígio da marca japonesa e por ser o SUV do Civic. Já o Taos teve pequenas alterações na linha 2024 e guarda uma modificação mais relevante para o ano que vem.

Qual SUV médio vence? Antes de sabermos o ganhador, que será revelado em evento no dia 2 de dezembro, descubra mais detalhes dos candidatos a partir de agora.

Caoa Chery Tiggo 7 Sport

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Lançado em fevereiro, o Tiggo 7 Sport é um SUV médio mais barato que muito utilitário compacto. À época o modelo custava excepcionais R$ 134.990. Difícil ganhar do custo-benefício. Porém, em nove meses, o Tiggo 7 Sport encareceu duas vezes e agora sai por R$ 144.990 - ainda sim longe dos rivais diretos do segmento.

O sucesso foi tamanho que o modelo ocupa o terceiro lugar em vendas, com quase 25 mil exemplares em 2024, só atrás de Compass e Corolla Cross.

Para chegar neste valor, a marca sino-brasileira teve que mudar algumas ofertas, como o trem de força. Saiu o 1.6 turbo de 187 cv e câmbio dupla embreagem, e entrou o 1.5 turboflex de 150 cv e transmissão CVT, compartilhados com o Tiggo 5X Sport.

A lista de itens também passou por alterações ao excluir a câmera 360°, o teto solar panorâmico e o pacote de tecnologias de segurança, como cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e alerta de colisão com frenagem automática de emergência.

Mesmo assim, o SUV tem um boa oferta de série: seis airbags, painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, central multimídia de 10,25", câmera de ré, chave presencial, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado digital, carregador sem fio para smartphone retrovisor eletrocrômico e rodas de liga leve aro 18.

Confira todos os detalhes sobre o Caoa Chery Tiggo 7 Sport

Honda ZR-V

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O SUV do Civic, que ficou em quarto lugar na categoria no ano passado, retorna para tentar o título em 2024. A favor do modelo está o bom acabamento no interior, equipamentos e a segurança - já que traz o Honda Sensing.

O pacote inclui faróis com facho alto adaptativo, alerta de saída de faixa com correção do volante, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência.

Fora isso, o SUV vem com oito airbags, ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial, faróis full-LED, partida por botão, retrovisor interno eletrocrômico, teto solar e ajustes elétricos para o banco do motorista. O que também agrade é o conforto dos bancos e também a posição de dirigir.

O motor é o 2.0 flex aspirado a gasolina que fornece 161 cv e 19,1 kgfm de torque. A transmissão é automática do tipo CVT. Em termos de consumo, o ZR-V faz 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, segundo o Inmetro.

Atualmente, o ZR-V é vendido em versão única, Touring, de R$ 214.500. Se der sorte, ainda encontra algum desconto na concessionária.

Confira a avaliação completa do Honda ZR-V

Jeep Compass

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A hegemonia do Jeep Compass vem sendo testada nos últimos meses no Brasil. Líder do segmento há sete anos, o SUV médio trava uma batalha ferrenha mês a mês com o Toyota Corolla Cross.

Para tentar fechar o ano na liderança e também levar o Prêmio UOL Carros 2024, a linha 2025 do Compass chegou em abril com boas novidades. A principal delas é o 2.0 turbo a gasolina que até então só estava presente na picape Rampage.

O motor está em duas das sete versões do portfólio, Overland e Blackhawk, tem 272 cv (e 40,8 kgfm de torque) e faz o SUV acelerar de zero a 100 km/h igual a esportivo: 6,3 segundos. Lembrando que a transmissão é automática de nove marchas e a tração, 4x4.

As quatro primeiras opções do Compass vêm com o conhecido motor 1.3 turboflex de 185 cv. E o SUV ainda oferece uma configuração com o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm, a Limited. Os preços variam começam em R$ 182.990 e vão até R$ 285.590. Sem contar a esquecida variante híbrida plug-in 4Xe, de R$ 347.300.

Confira a avaliação completa do Jeep Compass

Toyota Corolla Cross

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Com mudanças pontuais no ano/modelo 2025 apresentado em abril, o SUV da Toyota vem dando um calor no Jeep Compass, líder do segmento. Entre maio e setembro, o Corolla Cross superou o números de vendas do rival feito em Goiana (PE) e se aproximou no acumulado do ano — onde a diferença agora está em menos de 350 unidades. Bem pouco para os SUVs que emplacam 4.000 carros por mês.

A guinada do utilitário japonês veio após a reestilização de meia vida, que deu uma dianteira diferente, com nova grade, e faróis e para-choques redesenhados. Além disso, houve mudanças no arranjo das lanternas e no desenho das rodas de liga leve.

Sem falar no interior, que trouxe um novo painel de instrumentos digital igual ao do sedã homônimo. A central é a mesma de antes, com tela de 9 polegadas.

O que permanece também são os motores. Nas versões a combustão quem dá as cartas é o 2.0 flex aspirado de 175 cv, que perdeu 2 cv para melhorar a eficiência de combustível e as emissões de poluentes. Já o 1.8 híbrido flex mantém os 122 cv combinados com o motor elétrico e pode fazer até 17,5 km/l na cidade com gasolina, conforme números do Inmetro.

O Toyota Corolla Cross tem em sua gama três configurações a combustão: XRE (R$ 183.490), XRX (R$ 195.390) e GR-S (R$ 201.790). Já as híbridas são duas: XRV Hybrid (R$ 206.290) e XRX Hybrid (R$ 212.890).

Confira mais detalhes do Toyota Corolla Cross

Volkswagen Taos

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Correndo por fora e à espera de um facelift para 2025, o Taos é o último finalista da categoria. Este ano, a VW acabou com a lista de equipamentos opcionais para a versão de entrada do, Comfortline.

O painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e as tecnologias de segurança, como frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo, antes compradas à parte, passaram a vir de fábrica.

Já a topo de linha Highline agora vem de série com rodas aro 19 e com desenho exclusivo. Os preços partem de R$ 196.990 e R$ 220.990, respectivamente.

Ambas dividem o mesmo conjunto mecânico formado pelo motor 1.4 TSI de 150 cv (e 25,5 kgfm) e câmbio automático de seis marchas. O desempenho fica em 9,4 segundos para chegar aos 100 km/h e 194 km/h de velocidade máxima. O consumo registra até 10,2 km/l na cidade com gasolina.

Confira a avaliação completa do Volkswagen Taos

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