O melhor SUV premium

Audi Q8, BMW X2, Lexus UX 300h, Mercedes-Benz GLB e Porsche Cayenne disputam o Prêmio UOL Carros 2024

Raphael Panaro Colaboração para o UOL Arte UOL

Os SUVs premium estão em 'outro patamar'. Audi, BMW, Lexus, Mercedes-Benz e Porsche vão brigar pelo título da categoria no Prêmio UOL Carros 2024.

As marcas alemãs vêm com tudo. O Q8 passou por um recém-lançado facelift e a gama ficou mais enxuta com a versão única de 340 cv (ano que vem chega o novo RS Q8). A nova geração do X2 assume a identidade de SUV cupê e traz um design diferente.

O reestilizado GLB quer continuar a ser o carro premium da família: continua com sete lugares e agora tem novo motor. O Cayenne aposta na ampla gama de versões com opções a gasolina, híbridas, com carroceria de SUV tradicional ou cupê.

A japonesa Lexus vai encarar o quarteto germânico de olho no custo-benefício do novo UX 300h, SUV de entrada da marca com motor híbrido, que faz até 17,3 km/l e custa R$ 300 mil.

O 'Melhor SUV Premium' será conhecido no dia 2 de dezembro, em cerimônia realizada em São Paulo. Enquanto a data não chega, saiba mais sobre todos os cinco finalistas.

Audi Q8

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No começo de outubro, o Audi Q8 aterrissou no Brasil com a reestilização de meia-vida. Trouxe novo desenho dos faróis e lanternas, para-choques e grade redesenhados, além das rodas de 23 polegadas (não mais aro 22) e o modernizado logotipo. O SUV grande chegou em versão única, Performance Black, de R$ 774.990.

Itens até então opcionais, como eixo traseiro esterçante e suspensão adaptativa, vêm de série na linha 2024. Mesmo assim, a lista de equipamentos que podem ser comprados à parte pode fazer o preço do novo Q8 chegar perto dos R$ 850.000. São eles: faróis a laser, head-up display, capa do retrovisor de fibra de carbono e assistente de visão noturna.

A fabricante alemã manteve o motor híbrido leve V6 3.0 litros a gasolina com 340 cv e 50,9 kgfm de torque. Com recalibração e otimização do propulsor por meio de software, o Q8 melhorou no quesito aceleração. Com transmissão automática de oito marchas e tração integral, o zero a 100 km/h agora é feito em 5,6 s — 0,3 s a menos que antes.

Confira a avaliação completa do Audi Q8

BMW X2

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O modelo tenta fazer a BMW conquistar outra vez o título da categoria — em 2023 o prêmio ficou com o X1. Para isso, a nova geração do X2 abandona os ares de hatch parrudo e assume de vez a carroceria de SUV cupê.

Lançado em julho, chegou apenas em versão única xDrive20i M Sport, de R$ 391.950 — já teve um aumento de R$ 3 mil desde a estreia — e motor 2.0 turbo a gasolina de 204 cv e 30,5 kgfm de torque.

Com transmissão de dupla embreagem e sete marchas, e tração integral, o SUV acelera até os 100 km/h em 7,3 segundos, de acordo com a marca. A velocidade máxima fica em 231 km/h. Homologado no Programa Brasileira de Etiquetagem do Inmetro (PBEV), o carro tem médias de 9,9 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada.

O novo X2 usa a plataforma com o 'irmão' X1, a UKL2. Em termos de dimensões, o utilitário cupê é 5 cm maior, com 4,55 metros de comprimento. Os SUVs, por sua vez, compartilham a mesma distância entre os eixos: 2,69 m. O porta-malas leva nada menos que 560 litros.

Confira a avaliação completa do BMW X2

Lexus UX 300h

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O design é praticamente o mesmo, mas o nome, a motorização e o preço mudaram. O novo Lexus UX 300h, até então conhecido como UX 250h, custa R$ 299.990 (R$ 14 mil a menos que antes) e é a porta de entrada para a marca de luxo da Toyota.

O conjunto continua híbrido, claro. Agora, entretanto, o motor 2.0 aspirado a gasolina de 152 cv e 18,8 kgfm que trabalha ligado a um motor elétrico de 112 cv e 20,6 kgfm, produz 198 cv de potência combinada — são 14 cv extras em relação ao anterior.

Com mais força, mais desempenho. A Toyota diz que o zero a 100 km/h foi reduzido em 0,4 s e agora é de 8,1 s. Mesmo assim, o SUV ficou mais econômico — ao menos na cidade. O consumo urbano saiu de 16,7 km/l para 17,3 km/l. O rodoviário se mantém em 14,9 km/l.

Não dá pra dizer que o UX 300h é um Corolla Cross premium, porém os dois têm o mesmo entre-eixos: 2,64 metros. Entretanto, o Lexus consegue ser 3 cm maior no comprimento: 4,49 m contra 4,46 m do Toyota.

Confira a avaliação completa do Lexus UX 300h

Mercedes-Benz GLB

Mercedes-Benz | Divulgação Mercedes-Benz | Divulgação

O SUV compacto de sete lugares da marca alemã teve importantes novidades na linha 2025, que chegou em agosto. Fora o discreto retoque no visual, a Mercedes trocou o motor 1.3 turbo de 163 cv pelo 2.0 turbo híbrido leve (com um sistema de 48V) de 190 cv e 30,6 kgfm.

O modelo chegou em versão única, GLB 220, mas com duas opções de acabamento: Progressive e AMG Line. A primeira abusa dos cromados na parte externa e vem com rodas de aro 18. A outra tem toque esportivo, com entradas de ar mais robustas, grade AMG e rodas maiores, de 19".

Os preços ficam em R$ 369.900 e R$ 399.900, respectivamente. Ambas vêm com tração integral e transmissão automática de oito marchas. São 7,9 segundos de zero a 100 km/h.

A Mercedes-Benz ainda oferece a versão 35 AMG, com 306 cv, zero a 100 km/h em 5,5 s e R$ 552.900 na etiqueta.

Confira a avaliação completa do Mercedes-Benz GLB

Porsche Cayenne

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O carro que alavancou as vendas da Porsche chega com tudo para tentar conquistar a categoria "Melhor SUV Premium" do Prêmio UOL Carros 2024. O Cayenne é vendido em sete versões no Brasil e tem duas carrocerias, SUV e cupê. Para entrar neste mundo é necessário, no mínimo, R$ 770 mil.

Oferece potências entre quase 500 cv e estrondosos 739 cv da opção Turbo E-Hybrid, que junta o motor V8 a unidades elétricas.

Nesta última configuração, o Cayenne precisa de apenas 3,7 segundos para atingir os 100 km/h partindo da inércia e chega próximo dos 300 km/h de máxima, além de poder rodar 82 km sem gastar combustível. O preço é tão superlativo quanto os números: R$ 1.330.000.

A versão mais cara e mais veloz, no entanto, é a Turbo GT, de R$ 1.410.000 e oferecida apenas na carroceria cupê. O V8 4.0 biturbo 'puro' entrega 659 cv e zero a 100 km/h em 3,3 s. Esta opção, digamos, é mais preparada em termos de esportividade e redução de peso.

Confira a avaliação completa do Porsche Cayenne

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