A porta se abre e Marco Silva cumprimenta, um a um, a equipe de UOL Carros. Formado em administração, o executivo construiu sua carreira na indústria automotiva, mais precisamente na área de Finanças. Fez carreira na General Motors, onde trabalhou em países como Suíça, Coreia do Sul, China e Venezuela antes de retornar ao Brasil.
Desde 2016, Marco é o primeiro brasileiro a assumir o comando da Nissan no país. O paulista de 53 anos herdou o legado de François Dossa, que deixou o comando da filial brasileira para virar vice-presidente sênior de Transformação e Organização do Grupo Renault. Durante sua gestão, Dossa liderou momentos importantes da Nissan, como a inauguração da fábrica de Resende e o lançamento do Kicks durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
Engana-se, porém, quem pensa que Silva tem vida fácil no comando da fabricante japonesa. O executivo lida com a responsabilidade de continuar o bom trabalho realizado por seu antecessor e manter a filial brasileira em alta, que contrasta com a vida tumultuada da empresa no Japão.
Em entrevista concedida a UOL Carros, Marco falou sobre futuros lançamentos, a importância das vendas diretas, o papel dos carros autônomos na indústria e até sobre sua relação com o ex-presidente da Nissan, Carlos Ghosn, que atualmente encontra-se no Líbano após protagonizar uma polêmica fuga do Japão.