Esse é um espaço no qual não resta dúvidas sobre a soberania do Renegade, com seu novo motor 1.3 turbo contra o 2.0 aspirado do Creta.
São até 185 cv e 27,5 mkgf entregues pelo motor do Jeep contra até 167 cv e 20,6 mkgf do propulsor do Hyundai. Além dos números superiores, o fato do torque, que é o que usamos para retomadas e ultrapassagens, estar disponível no seu máximo já a 1.750 rpm no Renegade contra 4.700 rpm no Creta.
Em termos de consumo, o Renegade S faz na cidade 9,1 km/l (gasolina)/ 6,3 km/l (etanol) e 10,8 km/l (gasolina)/ 7,6 km/l (etanol) na estrada. O Creta faz na cidade 10,9 km/l (gasolina)/ 7,7 km/l (etanol) e 12,4 km/l (gasolina)/ 8,7 km/l (etanol) na estrada.
O Renegade virou um pequeno foguetinho e basta o motorista querer que ele responde com uma pequena patada e acelera firme para empurrar os 1.608 kg. Retomadas e ultrapassagens são fáceis e o câmbio automático de nove marchas está perfeitamente escalonado com o novo motor. O sistema de tração 4x4 funciona, mas é mais um extra que a maioria dos compradores não utilizam.
Com entrega de torque mais tardia, é claro que o Creta tem não o mesmo fôlego e pegada que o Renegade. O carro responde bem, tem função Sport no câmbio e outro modos de condução, normal e eco, em um seletor giratório no console central.
Esse motor teve algumas melhorias para equipar o novo Creta, mas nada que faça do desempenho avassalador. Para tirar o melhor dele é preciso pisar forte e, de preferência, usar as borboletas atrás do volante para o modo manual. A combinação com o câmbio automático de seis marchas também é boa e a tração é só na dianteira.
A pegada da suspensão do Renegade é melhor em todos os sentidos, muito pela suspensão independente também na traseira. O acerto conseguiu encontrar o melhor dos dois mundos, filtrar as imperfeições de um piso ruim, mas também oferecer estabilidade nas curvas e andando rápido, o que ele consegue fazer finalmente.
Já o Creta tem uma pegada mais familiar, a direção e a suspensão são mais anestesiadas, com respostas mais lentas. A suspensão tem um bom acerto, mas prefere um piso mais "confortável" para rodar do que o Renegade.