Chevrolet S10 x Ford Ranger

De cara nova, picape da GM encara arquirrival nas versões topo de linha

Vitor Matsubara Do UOL, em São Paulo (SP) Murilo Góes/UOL

O ano é 1995. Apesar do enorme potencial, o mercado de picapes ainda não era tão grande no Brasil. Foi então que Chevrolet e Ford decidiram entrar de cabeça em um segmento até então dominado pelas japonesas Toyota e Mitsubishi: o das picapes médias.

Assim começa o primeiro capítulo da rivalidade S10 x Ranger. As duas estrearam por aqui quase ao mesmo tempo e deram continuidade à tradição das empresas em picapes, que começou por aqui nos anos 60.

Agora estamos em 2020. Em meio à pandemia do coronavírus, a Chevrolet revela uma nova reestilização de sua picape campeã de vendas. É o segundo facelift realizado na segunda geração da S10, que está entre nós há oito anos.

Além das leves atualizações no design, o modelo ganha mais conteúdo e segurança para tentar roubar a liderança da Hilux. Mas antes disso ela terá uma missão das mais difíceis: bater sua tradicional rival, que foi reestilizada em 2019.

Qual delas leva a melhor? Descubra a partir de agora!

Murilo Góes/UOL
Murilo Góes/UOL

Ficha técnica: Chevrolet S10 High Country

Preço: R$ 213.290

Motor: 2.8, 4 cilindros em linha, 16V, turbo, diesel

Câmbio: automático de seis marchas

Potência: 200 cv a 3.600 rpm

Torque: 51 kgfm a 2.000 rpm

Consumo: 8,7 km/l / 10,6 km/l

0 a 100 km/h: 10,3 s

Velocidade máxima: 180 km/h

Dimensões: comprimento, 5,40 m; largura, 1,87 m; altura, 1,83 m; entre-eixos, 3,09 m

Peso: 2.101 kg

Capacidade da caçamba: 1.061 litros

Capacidade de carga: 1.049 kg

Tanque: 76 litros

Vitor Matsubara/UOL

Ficha Técnica: Ford Ranger Limited

Preço: R$ 219.890

Motor: 3.2, 5 cilindros em linha, 20V, turbo, diesel

Câmbio: automático de 6 marchas

Potencia: 200 cv a 3.000 rpm

Torque: 47,9 kgfm a 1.750 rpm

0 a 100 km/h: 11,6 s

Velocidade máxima: 180 km/h

Consumo: 8,3 km/l / 9,8 km/l

Dimensões: comprimento, 5,35 m; largura, 1,86 m; altura, 1,82 m; entre-eixos, 3,22 m

Peso: 2.213 kg

Capacidade da caçamba: 1.180 litros

Capacidade de carga: 1.104 kg

Tanque: 80 litros

Murilo Góes/UOL Murilo Góes/UOL

Design

Facelift deixou S10 mais atual do que Ranger

A segunda reestilização da atual geração da S10 pode dividir opiniões. As maiores mudanças aconteceram na versão High Country, que traz nova grade frontal e para-choque dianteiro redesenhado.

Nitidamente inspirada na Silverado norte-americana, a frente ganhou mais "cara de mau" com uma peça inteiramente preta. Há uma barra horizontal na cor preta com o nome "Chevrolet" em alto relevo. Logo abaixo está a tradicional gravatinha dourada em posição descentralizada.

A receita caiu bem na S10, que ganhou fôlego novo mesmo com uma atualização tão sutil. Em contrapartida, a traseira permanece exatamente a mesma de antes, sem qualquer tipo de modificação.

A Ranger, por sua vez, preserva o visual da sutil reestlização feita em 2019, que trouxe grade e para-choque dianteiro redesenhados. Embora ainda tenha uma aparência atual, ela parece um pouco defasada - e discreta - perto da concorrente.

É provável que alguns prefiram a elegância da Ranger com seus detalhes cromados, enquanto outros gostem mais da cara de poucos amigos da S10. Colocando essas preferências de lado, a picape da Chevrolet tem um visual mais moderno e chama mais atenção. Assim, o primeiro ponto vai para a S10.

Vitor Matsubara/UOL Vitor Matsubara/UOL

Vida a bordo

Ranger vence com requinte de automóvel

As picapes conseguem um excelente equilíbrio entre a robustez de um utilitário (que vez ou outra beira até a rusticidade) com a sofisticação de um automóvel de passeio.

Sendo assim, Ranger e S10 recebem muito bem os passageiros, que se sentem dentro de um sedã. A cabine da representante da GM é mais bem acabada e traz uma imitação de couro revestindo a parte superior do painel e costuras aparentes de muito bom gosto.

A concorrente não fica atrás. Apesar de exibir maior quantidade de plástico duro no acabamento, a Ranger dá o troco com apliques prateados imitando alumínio.

A exemplo do que acontece em outras picapes, ambas aproveitam várias peças internas de modelos mais baratos. As alavancas de seta e dos comandos dos limpadores de para-brisa da S10, por exemplo, são as mesmas do Onix. No caso da Ranger, vários botões vieram do finado Fiesta, como o comando dos espelhos retrovisores elétricos.

Os botões da S10 são mais fáceis de localizar e operar, algo que não acontece nos controles de ar-condicionado da Ranger, por exemplo.

A picape da Ford contra-ataca com uma ergonomia muito superior, já que a maioria dos comandos fica ao alcance das mãos do motorista, como o seletor da tração 4x4 e outras funções. Além de mais bonito, o volante oferece melhor empunhadura e os comandos de som e piloto automático são mais fáceis de operar.

No geral, a Ranger ganha por fazer os ocupantes se sentirem mais acolhidos e exigir menos tempo de adaptação dos passageiros para sentirem-se à vontade.

Murilo Góes/UOL Murilo Góes/UOL

Desempenho

S10 anda mais e consome menos

Não é exagero dizer que as picapes são iguais em muita coisa. Até a potência delas são de exatos 200 cv.

Porém, a S10 se destaca no torque máximo: são 51 kgfm a 2.000 rpm contra 47,9 kgfm a 1.750 rpm.

Essa diferença se reflete tanto na teoria quanto na prática. Na aceleração de 0 a 100 km/h, a picape da Chevrolet precisa de 10,1 segundos, enquanto a rival faz a mesma tarefa em 11,6 segundos.

Ao volante, a S10 é bem mais ágil em praticamente todas as situações. A transmissão automática de seis marchas funciona de maneira mais suave do que na Ranger, já que o motorista sente menos as trocas.

A direção tem comportamento seguro nas duas picapes, embora a Ranger apresente uma leve tendência de instabilidade acima dos 100 km/h, algo que não acontece na S10. Fora isso, o modelo da Ford é um pouco mais suscetível a ventos laterais com a caçamba vazia.

Os números de consumo também são ligeiramente melhores na picape da Chevrolet: 8,7 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada contra 8,6 km/l e 9,9 km/l da concorrente.

Aqui não é difícil concluir que a vitória fica com a S10.

Vitor Matsubara/UOL Vitor Matsubara/UOL

Equipamentos

Ranger é mais completa e segura

Não foi só o design que melhorou com a linha 2021 da S10. A picape ganhou mais itens de série: 6 airbags agora vêm de fábrica em todas as versões (antes eram exclusividade da High Country).

Ainda na segurança, ela ganhou frenagem autônoma de emergência e sistema de detecção de pedestres, que se somam aos já existentes alerta de colisão frontal, controles de estabilidade e de tração e alerta de saída de faixa de rolagem.

Mesmo assim, ela não consegue ser páreo para a Ranger, que não só oferecia estes itens como já trazia a mais o airbag para joelhos do motorista, piloto automático adaptativo, leitura de placas de trânsito e alerta de permanência em faixa com correção de trajetória.

A superioridade da picape da Ford fica ainda maior ao analisarmos a lista completa de equipamentos. Só ela traz faróis com luzes baixas de xênon, farol alto com facho automático, sensor de fadiga, destravamento das portas sem chave, sistema anticapotamento e partida do motor por botão.

Quanto à S10, suas exclusividades estão na oferta de internet 4G nativa com Wi-Fi e do sistema de telemática e concièrge OnStar, ambos com funcionamento mediante pagamento de mensalidades.

No final das contas, a superioridade é evidente a favor da Ranger.

Murilo Góes/UOL Murilo Góes/UOL

Custo-benefício

S10 é mais barata de comprar e de manter

Apesar de serem rivais diretas, existe uma diferença de respeitáveis R$ 6.600 separando S10 e Ranger.

Enquanto o modelo da Ford sai por R$ 219.890 na versão Limited, a picape da Chevrolet custa R$ 213.290.

Fora isso, o custo total das seis primeiras revisões da S10 é de R$ 6.060, pouco a menos do que os R$ 6.284 pedidos pela rede autorizada Ford para realizar as mesmas manutenções.

Assim, a diferença de preço sugerido entre elas é suficiente para pagar as revisões de 10 mil a 60 mil quilômetros da S10 e encher o tanque duas vezes, levando em consideração o valor médio do óleo diesel em São Paulo (SP) no fechamento desta reportagem.

A superioridade da S10 também está presente no preço médio do seguro (R$ 5.600 contra R$ 5.800) e até no valor do IPVA.

Murilo Góes/UOL Murilo Góes/UOL

Vencedora

S10 entrega bom pacote e mais desempenho por menos

S10 e Ranger sempre travam duelos equilibrados - e claro que não seria diferente desta vez.

As mudanças vieram em boa hora para a picape da GM, que ganhou fôlego para se manter competitiva no segmento de picapes médias. A oferta de internet 4G com Wi-Fi é um diferencial na categoria, embora dificilmente seja um fator decisivo de compra.

Quem escolher a S10 deverá fazê-lo pelo design mais agressivo, melhor desempenho ou pelo menor custo de manutenção, quesitos nos quais a picape também se saiu melhor no nosso duelo.

É claro que a Ranger vendeu (muito) caro a vitória para a S10. Bem equipada e mais requintada, a picape da Ford tem uma condução mais parecida com a de um automóvel, algo que agrada alguns e nem tanto a outros. Seja como for, o modelo permanece como uma das melhores opções do segmento ao lado de sua rival.

Topo