Toyota - Híbrido Flex: 196 pontos
Melhor projeto de Sustentabilidade do ano
O vencedor da categoria "Sustentabilidade" do Prêmio UOL Carros 2018 representa mais que um processo produtivo voltado ao ao uso racional de recursos naturais em escala industrial -- projetos que além de reduzirem a "pegada ambiental" podem melhorar a imagem das empresas perante o público. A Toyota apresentou um modelo motriz limpo e desenvolvido nacionalmente, o sistema "Híbrido Flex", que une um motor elétrico a outro motor a combustão que pode ser abastecido com gasolina ou etanol.
Pioneiro no mundo, o sistema híbrido flex da Toyota está sendo lançado oficialmente nesta quinta-feira (13), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. Esse sistema é mais econômico e eficiente que um sistema flex convencional e mais limpo que um similar híbrido só a gasolina ou diesel.
Oficialmente, ainda não há definição de quais veículos serão equipados com motores híbridos flex: o primeiro modelo chega às lojas no final de 2019.
Mas o governo de Michel Temer garantiu que o "Rota 2030" (a nova lei para o setor automotivo nacional) contemple iniciativas como esta com redução de até 2 pontos percentuais no IPI, em relação a projetos convencionais similares, desde que produzidas localmente. Há ainda benefícios já existentes em termos de impostos de importação e isenção de restrições como rodízio de veículos.
UOL Carros pode apontar, porém, que este projeto servirá não apenas a uma configuração flex do Prius, mas também à nova geração do Corolla, carro médio mais vendido do país -- o sedã médio será apresentado, de fato, em 2019. Depois será a vez dos utilitários Hilux e SW4, que terão configuração híbrida até 2025. De fato, os planos da Toyota incluem ter pelo menos uma configuração com sistema híbrido flex de cada um dos modelos vendidos localmente.
"Este é um trabalho que envolveu diversos agentes, como governo, entidades, fornecedores, concessionários e, claro, nossos colaboradores, que trabalham incessantemente sob a filosofia da melhoria contínua. Além disso, destaca o Brasil no cenário mundial das alternativas para a eletro mobilidade, como produtor de um dos automóveis mais limpos do mundo, em consonância com o Programa Rota 2030", disse Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, em cerimônia no Planalto.
"Estamos muito contentes por receber dois prêmios, um com o projeto do Toyota Prius Híbrido Flex, outro com o Yaris", afirmou Celso Simonura, vice-presidente de Compras, Pesquisa e Desenvolvimento e Relações Governamentais da Toyota do Brasil, durante o anúncio do Prêmio UOL Carros, em novembro. A empresa também foi a vencedora da principal categoria, "Destaque do Ano".
UOL Carros acompanhou projeto
O projeto desenvolvido pela Toyota é resultado de quase três anos de testes. USP e UnB propuseram junto à Toyota alterações para rodar com etanol como a recalibração da central eletrônica para identificar o novo combustível, o tratamento de diversos componentes para suportar a maior ação corrosiva do etanol e a adoção da flauta de aquecimento para realizar a partida a frio.
UOL Carros, inclusive, acompanhou uma viagem de 1.500 km de São Paulo para Brasília, no qual anotou consumo médio de 12 km/l de etanol em percurso rodoviário. A grande vantagem da tecnologia híbrida flex, além do baixo consumo, é justamente a matriz limpa do etanol, cuja produção, a partir da cana-de açúcar, compensa as emissões de CO2 por meio da fotossíntese.
O motor 1.8 flex usado em testes, acoplado ao sistema elétrico, já deve fazer parte da nova linha de motores que equipará essa nova geração do Corolla -- além da configuração 1.8, teremos também como opções o 2.0 híbrido e o 2.0 aspirado. Nos utilitários, espera-se atualização dos motores 2.7 VVT-i flex para o sistema híbrido.
No começo da história, modelos como o Prius Flex seguirão sendo importados do Japão, uma vez que a maioria dos componentes é fabricada lá. Mesmo o motor do novo Corolla deve chegar por importação. Os planos, porém, incluem nacionalização, incentivada pela assinatura da lei do "Rota 2030".
"Nosso compromisso é aplicar estas tecnologias em série, pois só assim podemos conseguir os benefícios prometidos por nós. Meu sonho é que a Toyota seja a primeira marca a produzir veículos híbridos no Brasil", afirmou Steve St. Angelo, chefão da Toyota na América Latina e Brasil (na imagem, junto ao Prius Flex).