Toyota Prius

Com lançamento do Corolla híbrido flex, ainda vale a pena gastar quase R$ 135 mil em seu "irmão futurista"?

Vitor Matsubara Do UOL, em São Paulo Simon Plestenjak/UOL
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Esse tem história

O Prius é protagonista de um importante capítulo da história da Toyota. Lançado em 2003, ele fez a marca virar sinônimo de carro híbrido pelo mundo e se tornou um sucesso mundial de vendas.

No Brasil ele só estreou em 2013, quando já estava na terceira geração. O modelo atual estreou por aqui em 2017 com um design bem controverso e uma série de virtudes.

As vendas do modelo nunca foram tão positivas quanto nesta geração, mas a chegada do novo Corolla Hybrid criou uma briga dentro de casa. Será que ainda vale a pena comprar um Prius?

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Ame-o ou odeie-o

"Bonito" talvez nunca tenha sido um bom adjetivo para definir o Prius. Pelo menos uma coisa é certa: ninguém pode acusá-lo de falta de personalidade.

A reestilização lançada no Brasil em 2019 amenizou o estilo ousado da quarta geração. Faróis e lanternas ficaram menores, mas destoam um pouco do restante do conjunto.

Apenas R$ 1 mil o separa do Corolla. Por R$ 134.990, o Prius traz um design ousado, amplo espaço interno e um acabamento de ótima qualidade.

A produção do Corolla no Brasil poderia ter acarretado em uma redução nos preços de revisão do Prius, já que ambos compartilham vários componentes. Mas não foi o que aconteceu.

Itens avaliados

Design (4): a reestilização deixou o Prius um pouco menos polêmico, mas ele continua dividindo opiniões. Tem quem ame e quem odeie.

Itens de série (4): o modelo tem uma boa lista de equipamentos, mas desliza ao não trazer uma central multimídia com suporte a Android Auto e Apple CarPlay e nem sensores de estacionamento traseiros.

Desempenho (5): mesmo sendo ágil na cidade, o Prius é muito confortável e foi feito para ser guiado sem pressa.

Custo-benefício (4): o Prius custa apenas R$ 1 mil a menos do que o Corolla e traz menos equipamentos de segurança. Prefira o sedã.

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Faltam equipamentos

Imagino que você espera que um carro de R$ 135 mil venha bem recheado. O Prius está dentro da média, trazendo itens como ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, bancos revestidos em couro, painel digital colorido e câmera de ré. Porém, a central multimídia JBL peca ao não suportar Android Auto nem Apple CarPlay.

O Prius repete deslizes inexplicáveis que se repetem em outros modelos da marca. Não há sensores de estacionamento traseiros e as portas não travam automaticamente, obrigando o motorista a fazê-lo por um botão na porta.

Frente ao Corolla, o Prius dispensa o pacote Toyota Safety Sense. Sendo assim, ele não vem com piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa.

Todos estes itens equipam a versão mais cara do Corolla, que sai por R$ 135.990.

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Ágil para um híbrido

Quem compra um carro híbrido não deve esperar por desempenho. Com o Prius não é diferente, mas ele surpreende pela agilidade. O motor elétrico entrega 72 cv e o 1.8 a gasolina rende 98 cv. A potência combinada é de 122 cv.

Caso as baterias estejam parcialmente carregadas, o motorista pode até dirigir no modo 100% elétrico, no qual ele arranca sem emitir poluentes.

Nas retomadas, o sistema convoca o motor a combustão para ajudar na tarefa. Ele, porém, é um pouco ruidoso e consegue até romper o bom isolamento acústico da cabine.

Por ser híbrido, o Prius manda bem no consumo: faz 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.

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Levo Prius ou Corolla?

O Prius é uma compra indicada para quem gosta de um visual futurista, algo que o Corolla não entrega por ser mais conservador.

Porém, o sedã sai em vantagem por trazer a tecnologia flex, ao passo que o Prius só pode rodar com gasolina.

Além disso, o Corolla é um projeto mais moderno (embora compartilhe plataforma com o Prius) e, por isso, oferece o pacote Toyota Safety Sense, que inclui piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa. Nenhum destes itens equipa o Prius.

Diante de tudo isso, a diferença de apenas R$ 1 mil entre eles se torna ainda mais irrisória. E assim fica difícil justificar porque alguém levaria um Prius ao invés do Corolla.

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Concorrentes

Murilo Góes/UOL

Toyota Corolla Altis Hybrid Premium

Preço: R$ 135.990
Motor: 1.8, flex, quatro cilindros em linha / dois motores elétricos
Potência: 101 cv/98 cv (etanol/gasolina) / 72 cv (motores elétricos)
Torque máximo: 14,5 kgfm a 3.600 rpm / 16,6 kgfm disponíveis instantaneamente
Câmbio: CVT do tipo Hybrid Transaxle
Consumo: 9,9 km/l / 10,9 km/l (etanol) e 16,3 km/l / 14,5 km/l (gasolina)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,2 segundos
Velocidade máxima: 208 km/h
Dimensões: 4,63 m de comprimento, 1,78 metro de largura, 1,45 metro de altura, 2,70 metros de entre eixos
Porta-malas: 470 litros
Tanque: 43 litros
Peso: 1.440 kg

Divulgação

Lexus CT200h

Preço: R$ 165.990
Motor: 1.8, flex, quatro cilindros em linha, elétrico
Potência: 99 cv a 5.200 rpm e 82 cv (motor elétrico) / 136 cv (potência combinada)
Torque máximo: 14,5 kgfm a 4.000 rpm / 21 kgfm disponíveis instantaneamente
Câmbio: CVT do tipo Hybrid Transaxle
Consumo: 15,7 km/l (urbano) / 14,2 km/l (rodoviário)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,3 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Dimensões: 4,35 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,45 m de altura, 2,60 m de entre eixos
Porta-malas: 375 litros
Tanque: 45 litros
Peso: 1.465 kg

Ficha técnica

Preço: R$ 134.990
Motor: 1.8, 16V, 4 cilindros em linha e elétrico
Câmbio: CVT
Potência: 98 cv a 5.200 rpm e 72 cv / potência combinada: 122 cv
Torque: 14,4 kgfm a 3.600 rpm / 16,6 kgfm
Consumo: 18,9 km/l (urbano) e 17 km/l (rodoviário)
0 a 100 km/h: 11 segundos
Velocidade máxima: 165 km/h
Dimensões: comprimento, 4,54 m; largura, 1,76 m; altura, 1,49 m; entre-eixos, 2,70 m
Porta-malas: 442 litros
Tanque: 43 litros
Peso: 1.400 kg

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