Além da maior altura da carroceria, o que explica o sucesso dos SUVs após tantos anos de recordes em participação de mercado é a sensação de status que eles transmitem. O brasileiro gosta de passar a impressão de que é bem-sucedido - ainda que nem sempre seja verdade.
Como personalidade é algo que "fala alto" dentro dessa questão, nada melhor do que comparar os compactos que mais se dedicam a reunir elementos descolados. Ainda assim, será que isso seria o suficiente? Ou ignorar o lado mais racional poderia ser uma má ideia?
De um lado, temos o Jeep Renegade Longitude (R$ 150.990), que herda o espírito raiz que nasceu nas trilhas. Do outro, o Chevrolet Tracker RS (R$ 159.750), que além de ter sido lançado há pouco mais de uma semana (em atualização de meia-vida do modelo), investe em atributos mais esportivos.
Dentro do mesmo tipo de jogo, cada um deles monta diferentes estratégias para cativar o público. Não só visualmente, como também em oferta de equipamentos, características de direção, desempenho, eficiência e tudo mais. Qual dos dois se sai melhor? Descobriremos a seguir.