A Tesla sempre esteve na vanguarda quando o assunto é carro autônomo. A marca, oficialmente, classifica como seus veículos no nível 2 de automação, como as demais montadoras. No entanto, sua experiência deixa claro que, entre os estágios 2, 3 e 4, a questão é muito mais sobre legislação do que sobre tecnologia embarcada.
Os modelos da Tesla, diferentemente dos oferecidos por outras marcas, são capazes de mudar de faixa sem interferência do motorista. Além disso, a montadora já teve carros preparados para rodar em rodovias sem pedir participação humana, o que os classificava, em automação, como estágio 3 ou 4.
Por causa da legislação, que atribui sempre a responsabilidade ao motorista, a Tesla acabou introduzindo uma limitação de tempo para o funcionamento de seu sistema autônomo. No entanto, é comum ver, em vídeos no YouTube, usuários encontrando maneiras de "enganar o sistema", para que ele funcione de maneira ilimitada.
Recentemente, o polêmico CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou que a marca terá autônomos de nível 5 ainda este ano. Contrariando outros executivos do setor de mobilidade, e sem especificar em que consiste esse estágio de automação, Musk disse que a marca em breve lançará modelos totalmente autônomos.
Porém, mesmo antes de cumprir sua promessa, a Tesla já vinha sendo alvo de algumas polêmicas por causa do sistema que já oferece, chamado de Auto Pilot. Uma família da Califórnia, nos Estados Unidos, acusa o funcionamento irregular do Auto Pilot como causa da morte de um engenheiro de 38 anos, em 2018.
Embora esse processo esteja relacionado a um carro produzido em série, há outras ocorrências de acidentes com sistemas autônomos. O mais famoso ocorreu em 2018, no Arizona, estado norte-americano que permite testes de fábrica com a tecnologia em vias públicas.
Elaine Herzog, de 49 anos, foi atropelada por um modelo autônomo em testes pela Uber. Ela morreu em decorrência dos ferimentos. A inteligência artificial do sistema não conseguiu identificá-la como uma pessoa, pois ela atravessava a rua fora da faixa de pedestres. O acidente levou a empresa de tecnologia a uma completa reformulação de todo o seu processo de desenvolvimento de veículos autônomos.