O up! TSI virou o "queridinho" de muitos gearheads por ser um dos carros mais divertidos de dirigir do país.
A "culpa" é do motor 1.0 turbinado que entrega até 105 cv e 16,8 kgfm quando abastecido com etanol.
As respostas podem não ser tão imediatas de início, mas o hatch consegue ser bem empolgante.
O câmbio manual de cinco marchas tem engates justos, embora as relações longas possam desanimar quem vê no pequeno VW um aspirante a esportivo - algo que a própria fabricante já sugeriu com o SpeedUp!.
O compacto foi pensado para ser econômico, e neste aspecto ele não decepciona ninguém. Médias aferidas pelo Inmetro indicam 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada quando morreu a etanol. Os números melhoram para 14,1 km/l e 16 km/l, respectivamente, com gasolina.
A suspensão tem a calibragem firme dos carros da marca, embora seja dura demais. O up! dá pancadas secas e até fim de curso em valetas mais profundas, e isso tem efeito direto no conforto dos passageiros.