Qualidades para tentar justificar a etiqueta ele tem de sobra, a começar pelo motor. Trata-se do mesmo conjunto 1.4 turbo que entrega até 150 cv e torque máximo de 25,5 kgfm. É o mesmo motor que equipa outros modelos da marca, como o Jetta. Dele também veio o câmbio automático de seis marchas, que não recebeu nenhuma modificação para equipar o hatch.
A altura em relação ao solo foi mantida em relação à versão Highline, mas a suspensão traseira foi recalibrada. Além disso, a barra estabilizadora ficou 1 milímetro maior.
Dados divulgados pela VW indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e velocidade máxima de 207 km/h.
Na prática, o Polo GTS é um esportivo feito para agradar quase todos. Do fã mais ávido por performance até quem nunca pensou em ter um esportivo, o hatch consegue arrancar um sorriso de todo mundo.
As respostas são ágeis e a direção é direta, como acontece nas outras versões do Polo. Já a suspensão é firme, mas consegue um bom equilíbrio com o conforto - algo que não acontece em um modelo mais purista como o Renault Sandero R.S.
Outra característica que agrada é sua previsibilidade. Embora seja divertido de guiar, o motorista sabe exatamente quais serão as reações do carro em certas situações. Entrei mais forte em uma curva fechada e o Polo saiu de traseira, mas tudo aconteceu dentro do planejado. Ou seja, o motorista se diverte e ainda consegue retomar o controle rapidamente.