Ao anunciar o encerramento da produção de veículos no Brasil, Ford deixou legado de modelos nacionais e importados bem-sucedidos e até revolucionários para sua época.
O sedã chegou em 2006, importado do México. Fez sucesso por oferecer mais requinte e espaço que os médios a um preço menor. Ele também foi um dos primeiros híbridos vendidos no Brasil.
Lançado em 2003, popularizou os SUVs compactos no País e reinou por muitos anos. Em 2004 surgiu a versão 4x4, mantida na segunda geração, de 2012. Em 2017 veio a reestilização atual.
Projeto europeu, o hatch chegou em 1983 como um dos carros mais modernos do País. Com motor 1.6 e suspensão traseira independente, bombou com a versão XR3 e a sua opção conversível.
Produzida entre 1997 e 2013, a picape usava a base do Fiesta e se destacava pela dirigibilidade e capacidade de carga. Em 2000, recebeu motor 1.6. Apesar do sucesso, saiu de linha.
Projeto herdado da Renault, foi um grande sucesso, com mais de 1,4 milhão de vendas. Feito entre 1968 e 1986, teve duas gerações e deu origem a variantes como Belina, Pampa e Del Rey.