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20/07/2007 - 20h02

Fiesta Trail é off-road só na aparência

Da Auto Press
Na lógica de um mercado aquecido como o brasileiro, a correlação de forças entre quem vende e quem compra muda completamente. E aí o consumidor acaba levando para a garagem não exatamente o que realmente quer. É nesse contexto que surge o Fiesta Trail.

O antigo kit de concessionária do compacto da Ford virou uma lucrativa versão de série -- a mais cara da linha. Com isso, a fabricante pega carona na moda do visual "off-road-light" com uma série de equipamentos de conforto a um preço de R$ 45.335 na versão com motor 1.6.

O FIESTA TRAIL EM IMAGENS
Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias
Mesmo sendo menos agressivo que a concorrência, só a estética "salva" o Trail
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O apelo estético para tentar justificar tal valor consiste em bagageiro no teto, rodas de liga leve aro 14, pneus com 175 mm de largura, adesivos "Trail" nas laterais, estribos laterais, molduras nos pára-choques, maçanetas e carcaças dos retrovisores na cor do veículo e vidros escurecidos. Inexplicavelmente para um modelo com apelo jovem, não há faróis de neblina.

Por dentro, quadro de instrumentos com fundo branco, pedaleiras cromadas, soleiras com a inscrição "Trail", forração diferenciada dos bancos, manopla do câmbio com design esportivo, painel central, molduras das saídas de ar e maçanetas internas em material que imita aço escovado.

Na lista de equipamentos, a Ford encontrou outra oportunidade de embutir itens. Estão lá ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos com função "um toque" para a janela do motorista, trava elétrica, limpador, desembaçador e lavador do vidro traseiro. Além disso, o modelo ainda conta com alarme e controle remoto na chave, ajuste de altura do banco do motorista, rádio/CD/MP3, espelhos nos pára-sóis e travamento automático das portas.

IMPRESSÕES
Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias
O Fiesta Trail inegavelmente atrai pelo visual. As molduras no pára-choques, o bagageiro no teto e os estribos laterais, sem dúvida, emprestam um ar mais jovial e arrojado ao compacto da Ford. Mas trata-se do velho e conhecido Fiesta.
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Sob o capô, a versão Trail pode carregar tanto o eficiente propulsor RoCam 1.6 de potência máxima de 111 cv com álcool a 5.500 rpm e torque máximo de 15,8 kgfm a 4.250 giros, com álcool, quanto o 1.0, de 73 cv a 6 mil rpm e 9,8 kgfm a 4.750 giros, também com combustível vegetal (que custa R$ 4.000 a menos).

Apenas na estética
Dispor uma motorização tão modesta para um veículo "lameiro" se explica: o Fiesta Trail é apenas um aventureiro de butique. Ou seja, as suspensões não foram reforçadas ou elevadas, e nem mesmo pneus de uso misto ele recebeu -- ao contrário de outros modelos "off-road-light", como o Volkswagen CrossFox, por exemplo.

Isso sem contar que a nova versão top do compacto é mais cara até mesmo que o hatch médio Focus GL (R$ 43.490) e muito próximo do EcoSport (que começa em R$ 46 mil). (por Fernando Miragaya)

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