Porsche 911 Turbo Coupé mantém personalidade marcante da grife alemã
ÁLBUM DE FOTOS |
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LISBOA (Portugal) - Há males que vêm para o bem. Ou ocasiões que acabam sempre em momentos inesquecíveis. A proposta de passar os primeiros meses do ano com o novo Porsche 911 Turbo era algo capaz de causar um misto de excitação e apreensão. Mas, no final, foi possível usufruir ao máximo todo o potencial do modelo que é, sem dúvida, um dos melhores esportivos do planeta. Ao volante do novo 911 Turbo, ele mostra sua capacidade de adaptação a qualquer tipo de utilização, seja numa condução calma, sem grandes acelerações ou em investidas apimentadas no pedal. Muito por culpa da curva no torque que é praticamente uma reta e, como tal, confere ao motor uma notável resposta em quase todos os regimes. |
![]() Na estrada, o 911 não deixa de impressionar, mais uma vez, pela resposta do motor, agora em regimes mais elevados. Ao mesmo tempo, é quase assustadora a simplicidade com que o 911 Turbo ganha velocidade, mantendo sempre uma estabilidade direcional, ao ponto dos 250 km/h serem alcançados perfeitamente. Quem pretender ir um pouco mais longe deve saber que a Porsche anuncia uma velocidade máxima de 312 km/h. O velocímetro digital registrou nada menos do que 326 km/h. |
A marca de zero a 100 km/h é anunciada em impressionantes 3,4 segundos pela marca germânica. Na versão Sport Chrono Turbo, basta selecionar o modo Sport Plus do controle de estabilidade, pressionar o freio com o pé esquerdo, acelerar fundo e aguardar que o "Launch Control" se acenda no painel de instrumentos. A impressão é ter o comando de um carro de corrida no videogame, tal o ímpeto com que o motor reage às solicitações do acelerador. Empurra o veículo decididamente para a frente e esmaga os ocupantes contra as costas dos bancos. Quanto ao consumo, por conta das altas velocidades, a média foi de 5 km/l. Os freios, feitos em carbocerâmica, também são um atributo do 911 Turbo. Independentemente do número de vezes e intensidade com que se utilize o sistema, ele chega a ser soberbo. |
Mais do que confirmadas todas as capacidades do novo 911 Turbo em linha reta, era tempo de testá-lo em curvas, sobre pisos muito e pouco aderentes. E, também nessas situações, sobram elogios para a criação da Porsche. Ainda com a parte eletrônica toda ligada, não deixa de ser impressionante a extraordinária motricidade garantida pelos enormes pneus, pela tração integral e pelos sistemas eletrônicos de auxílio à condução. |
Selecionado o modo Sport Plus, em que o controle de estabilidade se torna mais permissivo, mas não deixa de atuar quando os níveis de aderência atingem um ponto crítico, é possível efetuar uma condução mais dinâmica, mas ainda com patamares de confiança muito elevados. Graças à sofisticação eletrônica, a tendência de um cupê com o motor instalado sobre o eixo traseiro sair de frente quase desaparece. |
No final da jornada, uma conclusão. Seja qual for o tipo de motorista que esteja atrás do volante, o seu nível de experiência, a sua predisposição ou os seus objetivos em termos de utilização, dificilmente existirá, hoje, um esportivo no mercado apto a satisfazer com eficácia as mais diversas pretensões. A facilidade e segurança com que qualquer um dirige o automóvel é incrível, e talvez essa seja sua característica mais fascinante. O preço de 179.968 euros no mercado europeu (cerca de R$ 443 mil) traduz todo o brilhantismo dinâmico do modelo, assim como a sua exclusividade. (por António de Sousa Pereira, da AutoMotor/Portugal) |