Multa a 620 km/h? Motorista vira meme, mas não recorrerá de infração
O técnico em eletromecânica Ishamu Shimabukuro Junior, de 33 anos, foi surpreendido na semana passada ao receber uma notificação de infração de trânsito, enviada pela Prefeitura de Fortaleza (CE), onde reside.
O documento diz que, na manhã de 1º de fevereiro deste ano, Junior passou por um radar na Avenida João Pessoa com seu Mitsubishi ASX 2015 a 620 km/h.
Detalhe: segundo a fabricante, o SUV compacto, equipado com motor 2.0 de 160 cv, câmbio CVT e tração integral, tem máxima de 190 km/h.
Nem o carro de rua mais rápido do mundo é capaz de atingir tal velocidade: o recordista Bugatti Chiron chegou a 489 km/h em uma pista fechada no ano passado.
O técnico postou um vídeo exibindo a notificação nas redes sociais, que acabou viralizando.
"Vou dizer um negócio. Ficam dizendo que ASX não presta... Recebi isso de presente da Prefeitura de Fortaleza. Agora diga aí se a bichinha não anda, viu? Aqui faz é andar, viu menino?", diz Junior na gravação.
A postagem logo repercutiu: "Manda esse carro para a Nasa ir à Lua", comentou um perfil do Instagram em uma das várias reproduções do vídeo que circulam.
"Mais um pouco, voa", afirma outro comentário. "Imagina se desliga o ar-condicionado", diz um terceiro participante da rede social.
Prefeitura diz que cancelou multa
UOL Carros localizou Ishamu Shimabukuro Junior, que confirma a história e conta que não pretende recorrer da multa.
Analisando a notificação, dá para constatar que, obviamente, trata-se de um erro técnico. A velocidade real registrada foi multiplicada por dez, bem como a informação do limite naquela avenida: 500 km/h.
A coisa fica mais clara ao observar que Junior foi autuado por infração média, com multa de R$ 130,16 mais quatro pontos no prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A multa é compatível com a velocidade de de 62 km/h, à qual o técnico diz ter passado pelo radar naquele dia.
"Não observei se tinha sinalização. Eu até tenho direito de recorrer, mas cometi uma infração de trânsito, por falta de atenção. O limite era de 60 km/h e foi reduzido recentemente para 50 km/h. Por que eu viajo muito, passo pouco por essa avenida", explica.
Hoje à tarde, a multa já aparecia no respectivo sistema de consulta, mas ainda sem data para pagamento e trazendo a observação "aguardando consistência".
O radar em questão fica na altura do 4.026 da Avenida João Pessoa, no sentido bairro. A notificação da infração, inclusive, traz outro erro: diz que o aparelho de fiscalização eletrônica foi aferido em 31 de agosto de 201 - portanto, há 1.819 anos...
Procuramos a prefeitura da capital cearense, pedindo esclarecimentos sobre o caso e questionando quantas multas erradas foram geradas e por quantos radares no município.
A resposta chegou no fim desta tarde, quando a reportagem já havia conversado com o técnico em eletromecânica.
Segundo o órgão, "a AMC [Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania] esclarece que o referido auto foi cancelado ao ser constatado um problema de impressão com alteração nas casas decimais. Não houve, portanto, falha na medição dos equipamentos de fiscalização eletrônica".
A prefeitura não respondeu os demais questionamentos.
Up a 680 km/h?
Junior conta que ele não foi o único a receber multa com velocidade incompatível com a realidade: ele compartilhou com a reportagem a foto de outra notificação de infração na mesma via, registrada em 2 de fevereiro por radar diferente.
Ele diz que recebeu a foto em um grupo de WhatsApp.
De acordo com a imagem, um Volkswagen Up 2018, também com placas de Fortaleza, foi autuado por velocidade ainda maior: 680 km/h.
Ishamu Shimabukuro Junior faz piada com a situação, como bom cearense - o Ceará é a terra natal de muitos comediantes famosos, como Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante.
"No Ceará, até os radares de velocidade contam piadas, que é para você pagar multa sorrindo!", brinca.
Questionada, a prefeitura não se manifestou a respeito da multa relativa ao VW Up.
Chuva de memes
A velocidade inusitada rendeu, além do vídeo, uma série de outros memes. Em um deles, o painel do ASX aparece com o velocímetro modificado: a marcação de 60 km/h é trocada por 620 km/h.
Em outro, pegaram o cartaz do filme "Eu Sou a Lenda" e substituíram o rosto do ator Will Smith pelo de Junior. "Já fizeram figurinha para mim", ri.
O proprietário do "Mitsubishi da Nasa" conta que já teve outros modelos da marca japonesa e gosta de mexer com mecânica, trocando ele mesmo velas, filtros e outros componentes em casa.
Ele também relata que o seu ASX 2015 recebeu uma nova programação da central eletrônica do motor, que elevou a potência dos 160 cv originais para 178 cv. De resto, o utilitário esportivo é todo original.
"Não faço pega nas ruas e o carro não ficou com 'potência da Nasa'. Pedi para adiantar a entrada do comando variável para maior torque em baixas rotações. É para andar melhor na areia, pois 90% do tempo eu rodo na cidade e 10% na praia."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.