VW tira do ar anúncio do novo Golf após acusações de racismo na Alemanha
A Volkswagen retirou do ar um anúncio do Golf de oitava geração publicado nos respectivos canais do Instagram e do Facebook, após receber acusações de racismo na Alemanha.
A polêmica peça publicitária mostra um homem negro observando o Golf 8 estacionado na rua. Em seguida, ele é afastado do carro pela mão de uma mulher branca e empurrado para o interior de um café.
O estabelecimento comercial exibe a placa "Petit Colón", uma alusão ao Teatro Colón, de Buenos Aires. O vídeo foi gravado na capital da Argentina.
Internautas comentaram no Twitter que a expressão "Petit Colón", traduzida do francês para o inglês, pode ser interpretada como "pequeno colonizador". Não é novidade que países africanos, com população majoritariamente negra, foram colonizados por nações europeias - que, inclusive, escravizaram seus habitantes.
Segundo a "BBC", outros comentários nas redes sociais apontaram que a palavra alemã "neue" utilizada no slogan "Der Neue Golf" (O Novo Golf) lembra a expressão "neger", que pode ser muito pejorativa em relação a pessoas negras no país europeu.
A VW defendeu o comercial inicialmente, mas voltou atrás. "Entendemos completamente o nojo e a raiva em resposta ao vídeo. É bastante claro que este vídeo está errado e desagradável. Pedimos desculpas sinceramente", afirmou a empresa, por meio de um comunicado para a imprensa.
A fabricante ainda disse que não tolera "qualquer forma de racismo, xenofobia ou discriminação". Entretanto, anteriormente disse que estavam "surpresos e chocados por nosso story no Instagram ter sido tão incompreendido". A montadora prometeu abrir uma investigação quanto ao processo de aprovação do anúncio.
O vídeo em questão faz parte de uma série de postagens que supostamente mostra o caso de amor entre um homem negro e uma mulher branca.
Em outro anúncio publicado anteriormente, a mulher põe um envelope no para-brisa do carro. Ao ver o papel, o homem pensa se tratar de uma multa de trânsito. Porém, ao abrir o envelope, descobre que é uma carta de amor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.