Carro parado tem porta arrancada por outro veículo; quem paga o prejuízo?
Está circulando nas redes o vídeo de uma cena que não é tão incomum: parar o carro e abrir a porta distraidamente, antes de a peça ser atingida por outro veículo.
Na gravação, feita em data e local desconhecidos, o motorista de um sedã estaciona no acostamento. Ao descer, outro automóvel, que trafegava logo atrás, acerta a porta, quase arrancando-a, e por pouco não atropela o condutor. Em uma situação como essa, de quem é a responsabilidade?
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
UOL Carros consultou o advogado especializado em legislação de trânsito Marco Fabrício Vieira, conselheiro do Cetran-SP (Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo) e autor do livro "Gestão Municipal de Trânsito". Apesar de a cena ter apenas alguns segundos de duração, o especialista afirma que dá para constatar claramente de quem é a culpa.
"A responsabilidade é do condutor que estacionou no acostamento. Ele desembarca já na pista de rolamento de uma via de trânsito rápido ou rodovia. Em segundo lugar, ele abre a porta e desce do veículo sem antes se certificar se o momento é seguro para isso", conclui Vieira.
O advogado destaca que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) trata especificamente do assunto: o Artigo 49 diz que "o condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via".
No âmbito das leis de trânsito, contudo, não há como punir o motorista.
"O desrespeito a essa regra não terá, como consequência, qualquer penalidade de trânsito por falta de tipificação dessa conduta imprudente", informa o especialista.
No entanto, complementa, isso não livra o condutor que causou o acidente de ser responsabilizado nas esferas civil e criminal - incluindo a obrigação de ressarcimento pelos danos materiais e, eventualmente, morais. Sem um acordo entre as partes, a questão teria de ser resolvida judicialmente.
"Poderia ser determinada uma perícia forense feita por um expert para delimitar a responsabilidade pelo evento e a extensão dos danos".
Vale destacar que incidência desse tipo de colisão é relativamente frequente - a ponto de montadoras desenvolverem uma luz na parte interna das portas, geralmente na cor vermelha, acionada sempre que elas são abertas. A tecnologia serve para alertar os demais motoristas, sobretudo à noite, e está presente em modelos como o BMW X7.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.