"A ação de comer tem de ser cidadã", diz Alex Atala sobre sustentabilidade na cozinha

RAFAEL MOSNA

Colaboração para o UOL

  • Divulgação

    O chef Alex Atala defende o uso de alimentos locais e sazonais de pequenos produtores

    O chef Alex Atala defende o uso de alimentos locais e sazonais de pequenos produtores

O mais conhecido chef brasileiro no exterior, Alex Atala recepcionou um time de chefs brasileiros e internacionais para um coquetel e um jantar de dez pratos, intitulado "Jantar da Terra". Cada convidado pagante desembolsou a quantia de R$ 2.500 cuja renda será destinada a ações beneficentes.

Atala é também visto como um embaixador dos produtos brasileiros no exterior, discursando em prol do pequeno produtor e dos produtos sazonais.

O UOL Receitas e Restaurantes conversou com o chef  para descobrir como ser sustentável na cozinha.

Como ser um consumidor consciente sem abrir mão de comer bem?
Precisamos repensar nossa relação com os alimentos. A ação de comer tem de ser cidadã, isto é, devemos comer tentando priorizar alimentos locais, que gastam menos combustível e recursos naturais e geram riquezas para as populações da região e saber de onde vem sua comida, como ela é criada. Temos de nos reaproximar da natureza.  

Quais ações sustentáveis você adota em seus restaurantes? Como os seus clientes ficam sabendo dessas ações?
Uso prioritário de orgânicos, de alimentos locais e sazonais, menor produção de lixo, maior aproveitamento e utilização de produtos biodegradáveis e principalmente o trabalho lado a lado com pequenos produtores e pequenas comunidades.  Essas iniciativas estão listadas nos nossos cardápios.

O que a gastronomia pode fazer pelo planeta?
O comércio justo dos ingredientes brasileiros, principalmente os vindos de comunidades extrativistas ribeirinhas ou ainda cultivados pelo pequeno agricultor, fomenta a cultura e o benefício econômico e social. Na gastronomia, existe grande potencial de conversão desse mercado em ferramenta de conservação.

UOL Cursos Online

Todos os cursos