Casa de inconfidente vira espaço gastronômico em Ouro Preto

TEREZA RODRIGUES

Colaboração para o UOL

  • Divulgação

    Carne de lata: carne suína cozida lentamente e conservada na própria gordura

    Carne de lata: carne suína cozida lentamente e conservada na própria gordura

Os registros históricos trazem muitas incertezas sobre a trajetória do inconfidente mineiro Cláudio Manoel da Costa. Mas a casa onde ele morou em Ouro Preto, município distante aproximadamente 100 km de Belo Horizonte e que foi palco da revolução de 1789, já foi reconhecida até pelo Patrimônio Histórico e Cultural.

Recentemente, o endereço também passou a abrigar um complexo gastronômico e um memorial. Assim, além de visitar as instalações e ver objetos e imagens da época, é possível degustar sabores tradicionais da região.

Uma das estrelas do cardápio é o prato "Do tempo da vovó" -carne "de lata", arroz com alho e brócolis e batata-sauté. A carne de lata é uma tradição em Minas Gerais e refere-se à carne suína cozida lentamente e conservada na própria gordura, já que sua criação data de tempos em que não existiam geladeiras.

O preço médio do jantar no local é R$ 60. No espaço ainda há um café, para 10 clientes, e um bar, que fica na área externa e tem 150 lugares.

Advogado e Poeta

Cláudio Manoel nasceu na atual cidade de Mariana, em Minas Gerais, mas viveu boa parte de sua vida em Ouro Preto. Foi advogado e também poeta. Segundo registros, financiou parte da obra do mestre artesão Aleijadinho. As causas de sua morte são incertas, assim como os modos pelos quais participou da Inconfidência Mineira.

Serviço

Onde: Memorial Cláudio Manoel
Rua São Francisco de Assis, 5, Ouro Preto, MG
Informações e reservas pelo telefone: (31) 3551-6267
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos