Guia traz traz os melhores restaurantes, bares, cafés e lojas gourmet de São Paulo
Da Redação
-
Divulgação
Guia avaliou quase 900 casas em São Paulo
Chega às livrarias "Guia Josimar 2012" (Editora DBA, 303 páginas),do crítico gastronômico da Folha de S. Paulo e diretor do site Basilico, Josimar Melo.
Nesta edição –que comemora 20 anos de guia– foram listados 897 restaurantes, 371 lojas gourmets e 196 bares e cafés na cidade de São Paulo.
Das 78 novas casas listadas, 25 estreiam com uma estrela, entre elas: Tavares, Clos de Tapas, Tasca da Esquina, AK Vila, Tasca do Zé e da Maria, Oryza, Italy, Itigo Sake House e Mello & Mellão.
Para avaliar e eleger as melhores casas, Josimar Melo leva em conta os ingredientes utilizados nas receitas, as técnicas aplicadas e a criatividade dos chefs. Assim, os estabelecimentos podem ser contemplados com 1 (bom), 2 (muito bom) e 3 estrelas (ótimo).
Um dos destaques deste ano é a terceira estrela concedida ao restaurante Maní, de Helena Rizzo e Daniel Redondo. A casa, que ocupava o 74º lugar do ranking da revista inglesa "Restaurant", se junta agora ao seleto grupo de restaurantes três estrelas de São Paulo que passaram pelo crivo do crítico e que são considerados ótimos – o D.O.M., restaurante de cozinha contemporânea do chef Alex Atala, o francês La Brasserie Erick Jacquin, os italianos Fasano, Vecchio Torino e Pomodori e o português Antiquarius.
Vocação gastronômica
Ao longo desses 20 anos que separam a primeira da atual edição, o que se nota de significativo é o aumento do número de restaurantes de qualidade na cidade.
Se em 1992 a edição listava 100, hoje são quase 900. Já o número de restaurantes novos subiu de 54, em 2010, para 78 em 2011. Isso mostra que com ou sem crise, a vocação gastronômica de São Paulo continua cada vez mais em alta.
Serviço:
"Guia Josimar 2012" (Editora DBA, 303 páginas)
R$ 38