Sai hoje a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo
Do UOL, em São Paulo
-
Divulgação
Alex Atala, chef do D.O.M.
É grande a expectativa em tono da divulgação da lista "World's 50 Best Restaurants" (melhores restaurantes do mundo), da revista britânica "Restaurant". A cerimônia que revelará os melhores restaurantes do mundo acontece hoje (30) na capital britânica.
Para os brasileiros a pergunta que não quer calar é se o D.O.M. do chef Alex Atala, hoje em sétimo lugar na lista, vai subir no ranking. E se os dois outros brasileiros - o Fasano, do restaurateur Rogério Fasano, e o Maní, de Helena Rizzo e Daniel Redondo - ficarão melhor colocados esse ano.
O D.O.M. é a única casa da América Latina a figurar no ranking dos 10 melhores do mundo. Esse ano deverá ser a sétima vez consecutiva que Atala aparecerá na disputada lista. E com sorte, manterá a acensão dos anos anteriores. No ano passado alcançou a 7ª posição, em 2010, estava em 18º; em 2009, ficou com o 24º lugar; em 2008, obteve a 40ª posição; em 2007, em 38º lugar e em 2006, ficou em 50ª.
Quanto ao prêmio de primeiro lugar do "World's 50 Best Restaurants", a grande dúvida é se o dinamarquês Noma, do chef René Redzepi, se manterá no topo. Há também a expectativa em torno de novos nomes como o do chef peruano Gaston Acúrio.
A lista é organizada anualmente pela revista britânica "Restaurant". O ranking final é formado a partir de votos de mais de 800 jurados ligados à gastronomia em vários cantos do mundo. Entre jornalistas, escritores, nomes da indústria e especialistas culinários. Os restaurantes são escolhidos porque oferecem muito mais do que simplesmente comida boa. São avaliadas também a experiência de jantar, a inovação e a arte.
Confira a lista de dez melhores restaurantes do mundo de 2011:
1 - Noma (Dinamarca)
2 - El Celler de Can Roca (Espanha)
3 - Mugaritz (Espanha)
4 - Osteria Francescana (Itália)
5 - The Fat Duck (Reino Unido)
6 - Alinea (EUA)
7 - D.O.M. (Brasil)
8 - Arzak - Espanha
9 - Le Chateaubriand (França)
10 - Per Se (EUA)