Topo

Restaurante em Cartagena é eleito revelação gastronômica da América Latina

Restaurante Celele - Divulgação
Restaurante Celele Imagem: Divulgação

Do UOL

26/09/2019 13h08

O restaurante Celele, localizado em Cartagena, na Colômbia, foi eleito este ano ao Miele One To Watch pelo Latin America's 50 Best Restaurants. O prêmio é entregue a um estabelecimento emergente com potencial para subir para o ranking dos Latin America's 50 Best Restaurants nos próximos anos.

O Celele, que nasceu em dezembro de 2018, é comandado por Jaime Rodríguez e Sebastián Pinzón, que abordam produtos, técnicas e receitas do Caribe colombiano.

Para explorar a biodiversidade e os ingredientes do Caribe colombiano, eles embarcaram em inúmeras viagens por mercados e fornecedores locais, incluindo La Guajira, onde descobriram combinações não convencionais, como arroz seco com camarão e ensopado de cabra. Além disso, os chefs tocam o Proyecto Caribe Lab - um projeto para promover a biodiversidade da região e apoiar agricultores, famílias rurais, artesãos e microprodutores.

Restaurante Celele - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Rodríguez e Pinzón receberão o prêmio Miele One To Watch em nome de Celele durante a sétima cerimônia anual de entrega dos Latin America's 50 Best Restaurants awards, em 10 de Outubro em Buenos Aires, Argentina.

O Miele One To Watch Award 2019 é o último dos três prêmios anunciados antes que a lista do Latin America's 50 Best Restaurants, após Carolina Bazán, no Chile, como melhor chef feminina da América Latina 2019 e de Pedro Miguel Schiaffino, no Peru, como vencedor do American Express Icon Award 2019.

Jaime Rodríguez e Sebastián Pinzón - Divulgação - Divulgação
Jaime Rodríguez e Sebastián Pinzón
Imagem: Divulgação

Celele entra para a lista que inclui: Manu em Curitiba, Brasil em 2018; restaurante Oro, do chef Felipe Bronze, no Rio de Janeiro, Brasil, em 2017; Alcalde em Guadalajara, México, em 2016; I Latina em Buenos Aires, Argentina, em 2015; Ambrosía em Santiago, Chile, em 2014; e Remanso do Bosque em Belém, Brasil, em 2013.