Topo

Startup anuncia os primeiros bifes "falsos" para churrasco feitos de fungos

A empresa se esforça para emular o músculo animal inteiro - Instagram/meatifoods
A empresa se esforça para emular o músculo animal inteiro Imagem: Instagram/meatifoods

Do UOL

01/11/2019 13h17

Uma startup sediada em Boulder, no Colorado, EUA, abriu uma nova fronteira no mundo das substituições de carne vegana. A empresa, Emergy Foods, anunciou na última terça-feira (29) o lançamento de uma marca chamada Meati Foods - pioneira no mundo de bifes à base de fungos.

À primeira vista, a empresa parece ser mais uma no movimento de replicar o sabor e a textura da proteína animal sem usar carne, como a Beyond Beef e o Impossible Burger.

Porém, enquanto essas empresas se aproximam da textura da carne moída, a Meati se esforça para emular o músculo animal inteiro. O foco é mais voltado para o churrasco do que para o drive-thru.

A base do produto são os fungos, que não são plantas, mas pertencem a um reino biológico distinto com características próprias. Os bifes Meati contêm uma pequena quantidade de ingredientes vegetais, eles são feitos principalmente de fungos filamentosos, um tipo de microrganismo de rápido crescimento que se ramifica rapidamente em redes de células chamadas de micélio.

A produção baseada em vegetais exige muita terra para crescer, além de fertilizantes sintéticos, herbicidas e inseticidas, o que pode levar a problemas ambientais.

Já a produção de fungos pode ocorrer inteiramente em um laboratório ou fábrica, evitando completamente a agricultura e abrindo um novo universo de implicações de sustentabilidade.

Vale ressaltar que a carne é feita pelo próprio fungo, ele é o produto final. O micélio passa por um processo de fermentação submersa, sendo alimentado com água açucarada - um pouco como a produção de queijo.

  • 54239
  • true
  • http://comidasebebidas.uol.com.br/enquetes/2019/11/01/ficou-afim-de-experimentar-no-churrasco-com-a-familia.js