Prove nova versão para o bacalhau, com shimeji crocante e cebolas douradas
Tem gente que cozinha para garantir a refeição. Tem gente que cozinha profissionalmente. E tem quem se aventure por absoluta paixão.
O administrador paulista Kaito Casagrandi, do Instagram @napanelacomkaito, se inclui no grupo de cozinheiros autodidatas que vestem o avental com sentido especial.
Longe de restaurantes estrelados, Kaito afirma que "uma mesa farta, rodeada de gente feliz, com sorriso a cada garfada, é o melhor pagamento que um cozinheiro pode ter".
A culinária fez com que Kaito descobrisse ensinamentos que vão além da preparação pura e simples dos pratos. "A comida me ensinou a viver a vida e a amar as coisas mais simples. Além disso, me fez entender que cada coisa tem seu tempo", explica.
Ele exemplifica esse exercício paciente dizendo que até o arroz, um ingrediente simples, merece importância ao entender que tem o seu preparo específico.
"O arroz arbóreo, por exemplo, precisa ser mexido vigorosamente; já o agulhinha, precisa descansar macio em chama branda, sem interferências", diz.
A comida envolve dedicação, espera e perspicácia"
Kaito reflete que conhecimento básico de utensílios, entender a cocção de cada alimento e se arriscar nas receitas são fatores importantes na hora de cozinhar. Porém, o melhor quesito para ser um bom cozinheiro o é o amor pela comida.
Desde a escolha dos ingredientes até o empratamento, tudo deve ser feito com um coração no peito e um na palma de cada mão".
A receita do @napanelacomkaito para o UOL
"Bacalhau é um prato elegante por si só. Essa receita é para quando você impressionar sem gastar horas na cozinha. É meu modo de preparo preferido para o bacalhau! Pensa só: o lombo no ponto desmanchando, as cebolas douradas com aquele leve adocicado e a textura crocante do shimeji, só precisa mesmo da clássica batata ao murro e um bom azeite para finalizar em grande estilo. Quando criei esse prato, levei em consideração o bacalhau que minha família sempre faz: muito azeite, cebolas e azeitona preta. Dispensei as azeitonas, mudei a textura da cebola e descobri essa maravilha".
Confira a receita completa do bacalhau com shimeji crocante e batatas ao murro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.