Receita mais buscada do ano, chicha morada é refresco latino fácil de fazer
Em 2019, deu chicha morada na cabeça! Para quem não faz a menor ideia do que essa palavra representa, ela é nada menos que a receita mais buscada pelos brasileiros no Google durante o ano.
O refresco tipicamente peruano faz bastante sucesso em outros países latinos e utiliza como base o milho roxo (base alimentar, por exemplo dos povos incas e maias).
Neste ano, especialmente em julho, segundo o Google, ele atravessou a fronteira direto para o gosto dos brasileiros.
Para não passar vontade e provar essa delícia em casa mesmo, siga as dicas de Thiago Galbeno (sócio da cervejaria Perro Libre, filho e neto de bolivianas), que revelou ao UOL a receita da avó para o refresco, ainda anotada em espanhol nos arquivos da família.
Confira a receita completa de chicha morada.
O segredo do sucesso
Ainda que em seu peito bata um coração cervejeiro, Thiago não abre mão de uma boa chicha e reconhece que muita gente teve primeiro contato com a bebida latina no bar em Pinheiros, em São Paulo.
A má notícia é que "quem provou, provou" - com a saída da mãe de Thiago da cozinha do Perro, foi-se também o refresco diferente.
A marca da chicha, no entanto, ficou de lição para quem faz e para quem prova. "Muita gente nem faz ideia de que existe um milho roxo, e quando prova em forma de 'suco' docinho e frutado, e que não é de uva, causa esse tipo de descoberta", conta Thiago.
Sobre ser a "estrela-revelação" no Google, Thiago se diz surpreso: "Nós ainda nos surpreendemos muito ao descobrir que vários alimentos que utilizamos de forma padronizada possuem diversas variações quando em menor escala e fora das grandes praças de venda..."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.