Vacine e ganhe

Empresas premiam vacinados contra covid-19 com descontos, brindes, pizza e até depilação

Restaurantes, pizzarias, seguradoras, aplicativos, lojas de roupa e, até mesmo, estúdios depilação. Para reforçar a importância de pensar e agir coletivamente, empresas no Brasil e no mundo estão dando descontos e brindes para clientes vacinados contra a covid-19..
Nanzeeba Ibnat/Getty Images/iStockphoto
É o caso desse bar em Fortaleza. O dono, Henry Pinheiro Vidal, dá uma porção de batata frita a quem apresenta o cartão de vacinação. A iniciativa se deu quando clientes se diziam desconfiados sobre a vacina. Após a campanha, o Seu Zé da Bodega lotou. Em dois dias e com horário reduzido de funcionamento, mais de 40 porções saíram como brinde.
Reprodução/Instagram

A gente só sai dessa com pelo menos 70% da população vacinada. Quem não vacina: se ficar o bicho pega, se correr o bicho come.

Henry Vidal (foto), para Ecoa,
Dono do bar "Seu Zé da Bodega", em Fortaleza
Reprodução/Instagram
Na compra de uma pizza, a rede Domino's dará uma segunda pizza de graça para quem tomou a 2ª dose. Em Natal, a Forneria 1121 deu desconto de 10% em pizzas para quem tomou a primeira dose e 15% para a segunda. A Pizza Prime, de São Paulo, também oferece 20% em qualquer dose. No restaurante Família Madalosso, em Curitiba, a primeira dose é de 10% de desconto e a segunda 20% às quartas. Os descontos vão além da alimentação.
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A partir de agosto, a rede de depilação Pello Menos dará 10% de desconto para as pessoas que comprovarem primeiras e segunda doses. Até a reforma de sofás, como da empresa Sofá Novo de Novo, rendem 15% de desconto para vacinados. Seguradoras, como a Porto Seguro, dão 10% de descontos em alguns planos para quem tem a imunização completa.
Priscila Barbosa
Em Hong Kong, os moradores vacinados concorrem a viagens, apartamentos e vale-compras. Na Tailândia, o governo oferece até vacas em regiões rurais. O presidente norte-americano, Joe Biden, recomendou que os estados sorteassem dinheiro e, no Brasil, o governador do Maranhão, Flávio Dino, vai sortear até R$ 10 mil para quem recebe a segunda dose. As ações de empresas e governos não são à toa e tentam resolver um problema grave.
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Mais de 4 milhões de pessoas não voltaram para a segunda dose no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, as fake news encabeçadas por políticos e grupos antivacinas trabalham para estimular a rejeição e as dúvidas sobre vacinas eficazes.
Mauro Akin/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Para o professor José Maurício Conrado de publicidade e propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie, as campanhas nacionais de vacinação não foram bem executadas pelo governo federal; a responsabilidade oficial ficou na mão de Estados e cidades. Já as empresas investiram na boa imagem da imunização para retomar os negócios e se empenhar em uma causa social.
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Não é necessariamente o Estado que faz as campanhas atualmente, mas as pessoas. Elas postam o cartão de vacinação nas redes sociais e mostram que é um bom comportamento a ser seguido. As empresas percebem isso e se conectam a esse público.

José Maurício Conrado,
professor de publicidade e propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Em Campo Grande (MS), a Uber oferece descontos de até R$ 25 para ir até o local de vacinação por meio de um cupom. Em Recife (PE), a prefeitura firmou parcerias com restaurantes e hotéis para oferecer desconto para vacinados. É preciso apenas fazer um cadastro no aplicativo municipal. Exemplos não faltam para estimular cada vez mais imunizados em nosso país. De acordo com especialistas, é preciso no mínimo que 70% da população esteja vacinada para diminuir a circulação do vírus e acabar com a proliferação de novas variantes.
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Até o início de agosto, mais de 100 milhões de brasileiros tomaram a primeira dose das vacinas contra a covid-19. Mais de 40 milhões haviam feito a imunização completa.
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Publicado em 06 de agosto de 2021.
Reportagem: Marcos Candido
Edição: Fred Di Giacomo

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