Empresas que Mudam

Produtos com rede de pesca, calcinha absorvente e conta digital inclusiva são finalistas do Prêmio Ecoa

O conteúdo de Ecoa, do UOL, destaca o trabalho de pessoas, empresas, organizações, coletivos, movimentos, redes e projetos que agem para transformar o mundo e a sociedade positivamente.

Para potencializar vozes, impulsionar e dar visibilidade às iniciativas, o Prêmio Ecoa surge homenageando transformadoras e transformadores sociais que estão criando soluções para superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico e ambiental, promovendo equidade de raça, de classe e de gênero na sociedade.
Divulgação/Marulho
A lista de indicados é montada a partir de histórias contadas em reportagens publicadas em Ecoa e é dividida em cinco categorias: Iniciativas que Inspiram, Empresas que Mudam, Causadores, Fizeram História e Vozes que Ecoam -- as duas últimas decididas por voto popular.
Divulgação/Pantys

Empresas que Mudam

Para essa categoria, foram selecionadas histórias de empresas e negócios de impacto social que promovem ações propositivas para solucionar problemas sociais, econômicos e ambientais.

Arraste para o lado e conheça os finalistas.
Divulgação

Conta Black

No Brasil, o número de pessoas sem conta em banco chega a 45 milhões, das quais 69% são negras. Isso significa que, a cada três brasileiros, um não possui conta bancária. Empreendedores negros têm crédito negado três vezes mais do que seus colegas brancos com as mesmas condições, segundo o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

A Conta Black, uma conta digital criada por pessoas negras, propõe-se a ajudar na resolução desse problema e é feita para quem não têm acesso a serviços financeiros em instituições tradicionais.
Divulgação/Conta Black

Eu era correntista há mais de dez anos da mesma instituição, movimentando muito dinheiro e contratando todos os serviços que o banco me oferecia. Quando precisei de crédito, procurei o meu gerente e, inesperadamente, recebi um sonoro 'não'. Questionei e ele disse que era uma questão sistêmica, que não tinha nada a ver com órgãos de restrição. Ou seja, ele poderia simplesmente apertar o botão e aprovar o crédito. Saí de lá frustrado e com a certeza de que a questão racial tinha sido determinante

Sérgio All,
Cofundador da Conta Black
Arte UOL
A Conta Black trabalha com os pilares de incluir, ensinar e compartilhar. Hoje reúne mais de 2 mil clientes em todo o Brasil, sendo que 80% deles são pessoas negras.

Os produtos e serviços são pensados para serem simples no acesso e no uso. Além do básico, como pagamento, transferências e cobranças, é possível escolher entre conta pessoa física e conta pessoa jurídica. Os clientes também conseguem obter crédito sem burocracia, acompanhado de educação financeira, para que o empréstimo não se torne um problema.
Divulgação/Conta Black

Marulho

No Brasil, 640 mil equipamentos de pesca, como redes, linhas e anzóis, são descartados no mar por ano, de acordo com o estudo da Organização Proteção Animal Mundial. São 580kg de redes jogadas ou deixadas na água por dia.

Para amenizar o problema ambiental, um casal recém-mudado para Ilha Grande (RJ) se juntou a redeiros locais para transformar os descartes em novos produtos. Assim, nasceu a Marulho.
Divulgação/Marulho

Essas redes são feitas de um tipo de plástico que demora muito para se decompor. E aqui não existe reciclagem delas. Na melhor das opções, vão parar em um aterro sanitário

Lucas Gonçalves,
Cofundador da Marulho
Arte UOL
A linha de produtos de redes de pesca da Marulho possui sacolas, bolsas, fruteiras e até esfregão. Depois de recolher os materiais descartados, é feita a higienização e os redeiros recortam, costuram, fazem as alças e dão o nó final. A empresa calcula que já foram vendidas cerca de quatro mil bolsas.
Divulgação/Marulho

Pantys

Uma mulher pode usar cerca de 12 mil absorventes ao longo de uma vida, o que significa 180 quilos de lixo. O produto descartável plástico ainda leva cerca de 500 anos para se decompor. Ou seja, todos os absorventes já produzidos ainda estão entre nós.

A Pantys é uma marca de calcinhas absorventes criada para oferecer às mulheres uma opção mais confortável e com menor impacto ambiental para o ciclo menstrual.

A empresa, que nasceu em 2017 por tia e sobrinha, já cresceu 350%, mostrando que um negócio sustentável também é lucrativo.
Divulgação/Pantys
O ciclo de duração da calcinha absorvente é de 50 lavagens, ou aproximadamente dois anos. Além disso, a tecnologia usada pela Pantys permite a decomposição da peça em, no máximo, três anos após o descarte, enquanto as de algodão levam cerca de 60 anos.
Divulgação/Pantys

Vimos esse movimento de deixar o descartável e apelar para o reutilizável, como o absorvente de pano, o copinho. Acreditamos que as calcinhas absorventes podem conquistar ainda mais espaço

Emily Ewell,
Cofundadora da Pantys
Arte UOL

Acompanhe a premiação

No dia 2 de dezembro, os finalistas passarão por uma última avaliação de um júri multissetorial e referência em suas áreas.

Eles serão homenageados ao vivo em evento online com programação especial.
Divulgação

Ampliando vozes

Mais do que eleger vencedores, o Prêmio Ecoa quer ajudar a potencializar o trabalho de quem tem atuado cotidianamente por um mundo melhor.

Além da homenagem, os finalistas terão espaço para publicar artigos em uma coluna de opinião dentro de Ecoa, terão oportunidades de encontros, troca de conhecimento e treinamentos com parceiros como a Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), rede Ashoka e Amani Institute e participarão de um workshop de estratégia em redes sociais, de marketing digital e uma consultoria de SEO, com dicas e instruções de como melhorar o alcance online.

Clique no link abaixo e conheça os finalistas da categoria Iniciativas que inspiram.
Divulgação
Publicado em 28 de outubro de 2021.

Veja Também