Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
História em Quadrinhos: Marielle Franco - Raízes
Estamos chegando ao fim do Julho das Pretas, e esse mês que me trouxe muitas alegrias, com encontros, lançamentos de livros e séries, palestras e muita troca com mulheres negras, não poderia terminar de outro jeito. Amanhã, colocaremos no mundo um projeto que foi feito com muito cuidado e afeto, a partir de mãos de mulheres negras, ilustradoras e preparadoras cuidadosas, artistas e toda uma equipe que acreditou nesse projeto que lança agora sua primeira edição.
Considerando de extrema importância as ações no mês de julho e por eu ser cria da favela da Maré (RJ) e defensora dos direitos especialmente das pessoas marginalizadas socialmente, como a população negra, pobre e favelada, escolhi o dia 27 de julho, data em que antes comemorávamos o aniversário de Marielle, para lançar a "HQ Marielle Franco Raízes", que será um livro no formato de histórias em quadrinhos, em versão física e digital, e pretende ser uma ferramenta de inspiração para jovens e meninas, especialmente negras e de favelas e periferias, como foi Marielle.
O intuito é fazer com que a sua história seja conhecida pela nova geração e que essas meninas tenham em Marielle Franco uma referência para saberem que podem ser e fazer o que quiserem. Este projeto narra o início da história de Marielle e suas lutas enquanto uma menina jovem negra, favelada e mãe. Para mim, está sendo uma oportunidade de reviver nosso passado e o passado de minha irmã e rememorar tantas conquistas, e ao mesmo tempo tantos desafios que tivemos que passar para que ela se tornasse a figura que o mundo todo conheceu.
A missão do Instituto é potencializar os sonhos de mulheres negras em busca, também, da transformação de suas realidades. Além do dia 25, dia histórico da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que celebramos no último domingo com a maratona da nossa série Para Onde Vamos, no Canal Brasil, o dia 27 é o dia em que celebramos tudo aquilo que Marielle foi em vida. Como boa leonina, ela adorava comemorar e fazer da luta também uma celebração. Por isso, fazemos questão de manter essa tradição, entendendo que a defesa pela memória da sua vida, do seu modo de fazer política e ativismo, é também lutar por justiça.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.