"E daí? Quer que eu faça o quê?"
"E daí? Quer que eu faça o quê?" perguntou o presidente Bolsonaro ao ser questionado por jornalistas sobre o novo recorde de mortes na pandemia.
Espanta? Sim, mas não deveria porque Bolsonaro tem dado "bananas" ao vento, em gestos e atos, para a democracia, para a liberdade de expressão, para as instituições republicanas, para a tortura, para a cultura, para educação e para a ciência.
Ninguém pode dizer: "E daí?", quando toda a sociedade, suas organizações, movimentos sociais, empresas e lideranças promovem a maior mobilização de solidariedade e apoio social da nossa história, para enfrentar a pandemia.
Bolsonaro e seu clã desqualificam esforço do povo brasileiro em preservar a vida.
Até onde vamos?
A quarentena tem motivado a busca por alguns textos que me ajudam a entender o momento. Relendo o livro de Noam Chomsky, "Quem manda no mundo", uma coletânea de artigos publicados em importantes jornais e revistas, lançado em maio de 2016, mas que tem um posfácio na edição de 2017 para trazer sua visão da eleição de Trump. O que podemos fazer se pergunta Chomsky ao analisar o desastre com a eleição de Trump? É como olhar para o dia de hoje no Brasil.
Vou parafraseá-lo substituindo as personagens:
"...o que podemos dizer é que muita coisa vai depender das reações daqueles que estão aterrorizados com o que agora vem tomando forma em Brasília, apavorados pelas performances de Bolsonaro e as visões que ele projetou, tais como são, e pelo elenco de personagens que ele reuniu. A mobilização popular e o ativismo, devidamente organizados e conduzidos, podem fazer enorme diferença. E conforme já apontado anteriormente, há muita coisa em jogo, e os riscos são imensos"
"E daí? Quer que eu faça o que?"
Quer saber o que?
Atenda a grande maioria do povo brasileiro.
Pede pra sair, Jair!
#renunciaja
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.