Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Redação troca 'índio' por 'indígena'; uma palavra muda tudo, diz linguista
É óbvio que não vivemos só de acertos. No entanto, corrigir é fundamental. Além de ajustar falhas, é importante apontar o que foi alterado. Assim, mais pessoas podem evitar o erro. Um passo adiante na construção de uma relação de transparência com o leitor é explicitar as razões para uma correção.
Uma reportagem publicada na editoria de Notícias chamou a coordenadora da APIB (Associação dos Povos Indígenas Brasileiros) Sonia Guajajara de "índia". O termo estava apenas na legenda de uma imagem da líder indígena. Ainda assim, a redação mudou para "indígena".
No linguajar do colonizador português, "índio" era uma forma genérica de se referir às populações nativas que habitavam o nosso território. Mas há mais de 300 povos indígenas no Brasil.
Doutor em educação pela Universidade de São Paulo e pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos, Daniel Munduruku disse em entrevista que usar a palavra "índio" remonta à ideia romântica, folclórica, um ser do passado. "Mas os indígenas não são seres do passado, são do presente."
Munduruku acrescenta ainda que a palavra está geralmente ligada a preguiça, selvageria, atraso tecnológico, "a uma visão de que o índio tem muita terra e não sabe o que fazer com ela". Há uma ideia de que o índio virou empecilho para o desenvolvimento brasileiro, diz ele.
"Uma palavra muda muito. Nos meus vídeos e palestras, eu tenho sempre feito uma separação fundamental entre 'índio' e 'indígena'. As pessoas ainda pensam que é a mesma coisa. Não é. O próprio dicionário diz isso. A palavra 'indígena' diz muito mais a nosso respeito do que a palavra 'índio'. A palavra 'índio' gera uma imagem distorcida. Já 'indígena' quer dizer originário, aquele que está ali antes dos outros", diz Munduruku.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.