Eduardo Carvalho

Eduardo Carvalho

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Por que Tony Ramos é tão importante?

Entre dez e dez brasileiros, 100 atestam: Tony Ramos poderia ser um país. Nem mesmo os negacionistas ousam dizer o contrário, pois negligenciar a verdade, neste caso, seria uma mentira daquelas que constam como pecado, está na Bíblia e livros afros.

Tony percorre a história de uma nação, e sua enfermidade, noticiada da última semana pra cá, tomou todos de surpresa. Ouvi, numa das baldeações no metrô: ''O Tony é muito importante pro país''. No ator, muito mais do que alguém que salvaguarde a história do ofício da interpretação no palco.

Já vimos Ramos falando sobre serviços, levar educação e esperança através da campanha anual de arrecadação às crianças e jovens no Criança Esperança, da mobilização de retirada de identidade ao uso da máscara durante a pandemia da covid-19. Quando pinta sua foto vacinado contra a peste, o coração acalma nos mais altos níveis.

Tony, além da voz da emissora carioca, é aquela que fala ao coração do brasileiro. Está acima do bem e do mal, de lugar político (não que não seja). Do Brasil que se acredita, que vale a pena, sendo ele um brasileiro como nós. Tá aí, talvez seja por esse motivo - não só - que tem tanta importância.

Nunca deixou de fazer trabalhos que não marcassem uma era. Deu vida aos gêmeos, sintetizando, de maneira efetiva, um avanço da medicina. Até grego fez, criando uma conexão direta com conhecimento que remonta à História.

Quando você escrever Brasil, tenha certeza: está escrevendo Tony Ramos, um símbolo e certificação de país - e mundo - melhor.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes