Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
O aniversário em que aprendi a me valorizar
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Ontem fiz mais um aniversário. 33 anos, a idade de Cristo. E quero fazer algumas reflexões sobre o que este último ano me ensinou, e o que vou levar para o próximo.
Aprendi a me amar, porque o melhor amor que se pode ter é o amor-próprio. Parece clichê, mas quando a gente aprende a se valorizar, o outro também passa a nos valorizar, porque nos damos conta de que sós somos seres plenos e que podemos dar amor sem nos machucar.
Aprendi também a saber diferenciar o que gosto e o que não gosto, o que é crucial para o desenvolvimento do amor-próprio. Passamos a parar de aceitar qualquer coisa por carência ou por conveniência e assim conseguimos viver melhores experiências.
E muito importante: aprendi a dizer não e a soltar a mão quando necessário. Numa sociedade que nos ensina a sempre dizer sim, saber o que não nos apetece e externar isso é incrível! Voltamos a ter as rédeas de nossas próprias vidas.
Aprendi também a cultivar as amizades que somam e cuidam e a podar as amizades que não são compreensivas. Ao momento em que você toma consciência de que o que passou, passou, fica mais leve viver e se demonstra que não se deve demonstrar nada para ninguém; apenas restou uma pessoa melhor e mais consciente de suas imperfeições.
Em mais um ciclo de vida, desejo levar todos esses ensinamentos e continuar me mostrando essa pessoa estável, que para além de ficar contando estatísticas, vive. Intensamente e com vontade.
*
Um fazendeiro excêntrico cria um safári africano, uma cidade famosa por seus caixões? Em "OESTE", nova série em vídeos do UOL, você descobre estas e outras histórias inacreditáveis que transformam o Centro-Oeste brasileiro. Assista:
Siga Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.