Conheça a startup que lava carros em casa usando apenas um copo d'água
Em tempos de escassez hídrica, aquele velho hábito de lavar o carro - ou a calçada - aos sábados à tarde, gastando litros e litros de água, deveria encabeçar a lista dos sete pecados capitais. O crime fica pior se a gente lembrar que hoje existem cerca de 33 milhões de brasileiros sem acesso à água potável - o que daria quase toda população do Canadá.
Por outro lado, os carros são uma paixão nacional indiscutível. Como manter o xodó limpinho sem desperdiçar água, seja em casa, seja nos tradicionais lava-rápidos? O empresário João Salvatori descobriu a galinha dos ovos de ouro: lavagem ecológica de carros, que utiliza apenas um copo d'água por veículo.
"Eu não queria mais um lava-rápido. A maioria funciona de forma irregular, não respeita os trabalhadores, gasta água em excesso, oferece um atendimento ruim, além de ser um ambiente machista. Minha proposta é oferecer o mesmo serviço de maneira regular, ecológica e o melhor: em domicílio", explica Salvatori, CEO da Wash Me.
Uma estimativa da startup é que a média do brasileiro é fazer duas limpezas de carro por mês. Considerando a frota nacional isso significa, nacionalmente, mais de 2,7 bilhões de lavagens por ano, o que daria cerca de 700 bilhões de litros de água por ano - o suficiente, por exemplo, para abastecer uma cidade do tamanho de São Paulo.
A proposta da empresa é simples: o agendamento da lavagem é feito pelo site, com atendimento personalizado (é uma pessoa que atende, não um robô). No dia e hora marcados, um profissional é enviado ao local indicado para fazer o serviço. Não é preciso de torneira nem espaço - a área só deve ser coberta.
O funcionário leva um kit de lavagem: 4 borrifadores, flanelas, uma escova, um aspirador, um pincel para detalhes e 20 ml do produto ecológico biodegradável que será diluído em um copo d'água e borrifado em toda a lataria do carro. Este produto tem a capacidade de fazer com que a sujeira se desprenda do veículo, que depois é limpo com uma flanela. Para finalizar, outra flanela seca faz o polimento com a cera protetora do produto, capaz de manter o brilho por 15 dias.
A Wash Me começou em 2019. Logo veio a pandemia quando os lava-rápidos tradicionais tiveram que fechar as portas. O jeito foi começar a pedir lavagens em domicílio - e foi assim que o negócio decolou. Segundo Salvatori, atualmente, a empresa conta com 350 colaboradores, atua em 17 estados do país e, a cada 30 segundos, faz uma lavagem de carro. A partir de 2020, a Wash Me passou a fechar contratos com grandes frotas como Localiza, Movida, Unidas, Prosegur, Enel, além de diversas transportadoras que atendem a Ambev.
Em 2021 a empresa recebeu um aporte de R$ 1 milhão. Entre 2022 e 2023, o faturamento ficou na casa dos R$ 11 milhões e a expectativa é de crescimento para 2024, com a ampliação do modelo para o sistema de franquias.
[Esta reportagem faz parte da newsletter "Negócios Sustentáveis". Inscreva-se para receber gratuitamente no seu email toda segunda-feira]
Deixe seu comentário