Mariana Sgarioni

Mariana Sgarioni

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Aplicativo gratuito prevê risco de amputações em diabéticos

A amputação de um membro do corpo é uma decisão médica delicada e que só acontece em casos de extrema necessidade - a grande maioria poderia ser evitada caso o problema tivesse sido detectado a tempo. O exame pode até ser feito a distância - e foi esta tecnologia que a startup LookInside criou: um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente e que, por meio de fotos simples, pode prevenir o risco de amputações em pés de pessoas diabéticas.

Criada pelo médico Hermilio Carvalho e incubada no Tiradentes Innovation Center, em Sergipe, a startup propõe método simples e rápido de ser colocado em prática: depois de baixar o aplicativo, o usuário deve tirar duas fotos dos pés, uma do dorso e outra da sola. As imagens são imediatamente enviadas a profissionais que vão fazer uma avaliação e responder em cerca de 60 segundos se estes pés correm risco de amputação. Os exames tradicionais demoram mais de 40 minutos.

"O aplicativo não substitui um exame presencial. Trata-se de uma primeira triagem. Em geral, os diabéticos não gostam muito de fazer exames, costumam ser arredios. Mas tirar uma foto do pé é rápido e fácil", comenta Carvalho. Ele conta que teve a ideia do aplicativo após ver um tio perder um dos pés enquanto ele ainda era estudante de medicina. "Mais de 80% das amputações no Brasil em decorrência de diabetes poderiam ter sido evitadas com prevenção".

De acordo com o SUS (Sistema Único de Saúde), em 2022, foram feitas 31.190 cirurgias de amputação de membros inferiores (pernas ou pés). A cada dia deste ano, pelo menos 85 brasileiros tiveram pés ou pernas amputados na rede pública. Em 2023, este número cresceu para 70.945, sendo que a principal causa destas amputações é a diabetes. De acordo com a startup, no mundo, a cada 45 segundos um pé de pessoa diabética é amputado. Com altas taxas de açúcar no sangue, ocorre uma perda de sensibilidade nos membros inferiores e a pessoa não costuma sentir ferimentos, que podem infeccionar e levar à amputação.

Fundada em 2022, a LookInside já conseguiu prevenir cerca de 120 amputações. Com o apoio da ApexBrasil e do Sebrae, a startup participou e foi destaque no último Web Summit de Lisboa, o maior evento de tecnologia da Europa. No final de 2024, promoveu em Aracaju o Dia do Exame do Pé, uma ação para conscientizar a população sobre a importância de cuidados preventivos para evitar complicações graves relacionadas à diabetes.

[Esta reportagem faz parte da newsletter "Negócios Sustentáveis". Inscreva-se para receber gratuitamente no seu email toda segunda-feira]

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.