Noah Scheffel

Noah Scheffel

Opinião

Luísa Sonza, Demi Lovato, a collab inesperada e seu poder multicultural

A música é uma linguagem universal que transcende fronteiras geográficas e culturais, unindo pessoas de diferentes partes do mundo. Mas o que a gente já conhece é que, apesar de quem consome a música não se importar com "da onde ela vem", quem está lá produzindo a música, artistas e cantores, costuma manter o foco no seu país de origem e no público deste país.

Porém uma colaboração inesperada sacudiu a indústria da música nesta terça (29), mostrando que explodir essa bolha de vez é um caminho de muito sucesso — e também muito lucrativo! Quando dois artistas talentosos de diferentes origens se unem para criar algo único, o resultado pode ser surpreendente. A cantora brasileira Luísa Sonza lançou seu novo álbum, e entre as controvérsias de sua vida pessoal e de sua carreira, que nem vou entrar em detalhes aqui, surpreendeu com a faixa "Penhasco2", onde a convidada a colaborar na canção é nada mais, nada menos, que a estrela internacional Demi Lovato, cantando em português!

Demi Lovato cantar em português foi uma decisão ousada e que demonstrou um profundo respeito pela cultura brasileira e pela trajetória de Luísa Sonza, mas principalmente, pelos fãs de Luísa.

A música "Penhasco2" rapidamente se tornou um sucesso nas paradas de música de todo o mundo, conquistando milhões de streams e visualizações em plataformas digitais. No Spotify, por exemplo, "Penhasco2" foi a faixa mais ouvida no Brasil nas primeiras 24 horas do lançamento, tornando Luísa e Demi as primeiras e únicas artistas na história a estrear uma música com mais de 2 milhões de streams na plataforma aqui no país.

O lançamento do álbum também teve o maior recorde da história brasileira de reproduções na plataforma, chegando a mais de 15 milhões de reproduções nas primeiras 24 horas.

Independente de sermos fãs ou não das duas artistas, precisamos admitir que quando pensamos no multiculturalismo, e no poder que ele tem de conquistar diferentes nações olhando para o público alvo, seja na música ou em qualquer outra profissão, o resultado é um sucesso.

Fala-se de diversidade em tantas áreas nos últimos anos, levando em consideração diferentes recortes sociais, porém o recorte de "território" tem sido pouquíssimo explorado nessas pautas. E por mais inusitado que pareça ser, essa colaboração no mundo da música nos mostra que o multiculturalismo é um fator que precisamos olhar com mais atenção quando falamos de pautas como diversidade, inclusão e acessibilidade. É quando de fato incluímos, literalmente, "todo mundo".

A colaboração entre Luísa Sonza e Demi Lovato em "Penhasco2" foi um marco na indústria da música, quebrando recordes e cativando fãs em todo o mundo. Essa parceria inédita demonstrou o poder da música como uma força unificadora e solidificou o lugar de ambas as artistas no cenário internacional. Mais do que uma simples colaboração musical, a música tornou-se um símbolo de respeito, admiração e amor pela cultura de um território.

Se é possível agirmos assim no mercado da música, o que estamos esperando para incluir a "multiculturalidade" na agenda de diversidade dos demais mercados? Quem sabe não se batem recordes positivos em outras áreas também.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes