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Reportagem

Mulheres ganham protagonismo e renda própria com a natureza do Pantanal

- No Pantanal Norte, em Mato Grosso, dois projetos socioambientais estimulam o protagonismo feminino a partir da coleta de dois produtos da biodiversidade local.

- Da fibra do aguapé, um tipo de planta aquática, as mulheres produzem artesanato; do cumbaru, extraem sua castanha, vendida em todo o Brasil.

- Proporcionando renda às participantes, os projetos têm o papel de liberá-las do controle masculino em uma região onde as mulheres costumam se restringir ao trabalho doméstico.

Lá no mais profundo do Pantanal, onde a natureza impera sob os efeitos das mudanças climáticas, mulheres lutam para ganhar o próprio sustento, explorando o que aprenderam no convívio com irmãs, mães ou vizinhas.

Os projetos Aguapé e Cumbaru, em andamento na região pantaneira desde março de 2023, são destaques dessa realidade. Ambos têm a VBIO (Vitrine da Biodiversidade Brasileira, plataforma online que faz a captação e o destino de recursos para projetos socioambientais) como parceira. Foi ela que atraiu o gigante na área de cosméticos, Avon, para aplicar a Repartição de Benefícios prevista na Lei da Biodiversidade em projetos que beneficiam o cotidiano de comunidades dessa área do país.

"Uma das causas que a Avon defende é o fim da violência contra a mulher", enfatiza Mariana Giozza, gerente de projetos da VBIO. "Por isso, apresentamos propostas de trabalho que contemplassem tanto a biodiversidade quanto o protagonismo feminino. " Para acertar na escolha, a VBIO contou com a assistência da Rede Pantaneira, que representa comunidades tradicionais da região desde 2009.

Onde as políticas públicas não conseguem chegar, seja por descaso ou ineficácia de diferentes esferas de governo, surge gente da terra para fazer a diferença. É o caso de Edinalda Pereira do Nascimento, de 34 anos, secretária-executiva da Rede Pantaneira e mãe solo de um "pantaneirinho" de 2 anos — ela diz ter preferido investir na maternidade independente, dada a insatisfação com os homens do lugar ("Marido? Ainda não encontrei...").

Natural de Barão de Melgaço, no Pantanal Norte, Edinalda conhece bem os problemas que transtornam o dia a dia nesse oeste do Brasil, da falta de saneamento à oferta de água potável. "Afora o machismo, que trata a mulher de modo diferente, incapaz de liderar e ganhar o seu rendimento", aponta.

Leônida Aires, conhecida como dona Eliane, artesã de aguapé na comunidade de Barra do rio São Lourenço, em Mato Grosso
Leônida Aires, conhecida como dona Eliane, artesã de aguapé na comunidade de Barra do rio São Lourenço, em Mato Grosso Imagem: Mariana Giozza/VBIO
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Dedicada a dar visibilidade às comunidades que representa, Edinalda, que cursa online o último ano de Engenharia Ambiental na Universidade de Cuiabá, inspira resiliência às mulheres que vivem, por exemplo, na Barra do Rio São Lourenço. Distante um dia e meio de barco de Cáceres, porta de entrada do Pantanal Norte, em Mato Grosso, é ali que o projeto Aguapé anima o cotidiano da associação feminina Renascer.

Fazer artesanato com o aguapé (Eichhornia crassipes), planta aquática que prolifera nas bacias do Pantanal, era atividade da qual as mulheres da comunidade tinham lembrança — herança cultural dos indígenas Guató, o último povo canoeiro da região, de quem são descendentes. "Foi preciso a Catarina nos convencer da importância de manter a tradição para melhorar a nossa vida com a renda da atividade", lembra dona Eliane, uma das líderes do projeto.

Eliane é o nome que Leônida Aires, 57 anos e três filhas, adotou ainda pequena e "está valendo até hoje", diverte-se. Catarina? A irmã mais velha, "que sofreu demais nas mãos do companheiro abusivo até tomar coragem, tempos atrás, para se separar e sobreviver com o aguapé", relata. Assim, o trabalho artesanal voltou aos poucos a despertar o interesse daquelas mulheres para ganhar impulso sob a batuta da VBIO.

Coleta de aguapé na Barra do Rio São Lourenço, no Pantanal Norte (MT)
Coleta de aguapé na Barra do Rio São Lourenço, no Pantanal Norte (MT) Imagem: Mariana Giozza/VBIO

A lide com o aguapé demanda inúmeras tarefas (coleta, secagem, corte e montagem em tranças), antes da venda sob a forma de cestos, chapéus e caixas, por exemplo. Hoje, de um total de 24 associadas da Renascer, cerca de dez se dedicam ao aguapé. "O número poderia ser maior, mas as irmãs de comunidade ainda são submissas ao trabalho doméstico", lamenta dona Eliane.

"E o projeto quer soltar a mulher do controle masculino, essa história de macho mandar em tudo", emenda ela. E se ouvir o companheiro com quem vive há 25 anos reclamar, por ser deixado de lado por causa do projeto, o que faz? "Aproveito para falar com as mais jovens: 'vocês precisam saber o que podem aguentar e o que não devem deixar passar; caso contrário, quem vai se ocupar dos seus problemas?'"

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Artesanato produzido com aguapé
Artesanato produzido com aguapé Imagem: Mariana Giozza/VBIO

Mulheres do cumbaru

A atitude decidida de Eliane ressoa no cotidiano de Luziete Gonçalina da Silva Moraes, de 37 anos, moradora de Poconé, no Alto Pantanal (distante 12 horas de barco da Barra do São Lourenço). Ela trabalha há quase uma década com a coleta e a quebra do cumbaru (Dipteryx alata) - também chamado de baru, fruto de árvore em risco de extinção na área de transição com o Cerrado.

Porém, a partir do momento em que a atividade se tornou alvo da Repartição de Benefícios, a vida de Luziete mudou. "O projeto deu poder às mulheres que vivem aqui", resume. "Tenho dois filhos e marido, que também trabalham com o cumbaru. Ora, o conforto vem para todos, não é verdade?"

Tereza Rodrigues Pereira, de 50 anos, ouve e confirma, "Luziete tirou sorte grande. O marido dá apoio, isso não é atitude dos homens do Pantanal."

Tereza vive em Barão de Melgaço, distante duas horas e meia de carro de Poconé, uma das oito comunidades integradas ao projeto da VBIO naqueles municípios. Ela participa da coleta do cumbaru há dois anos, exatamente o período em que se separou do marido, após 26 anos de relacionamento ("... a vida está muito melhor sem ele!"). Hoje, quando todos da família colaboram - são cinco filhas e seis netos -, a renda mensal chega a R$ 3 mil.

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Luziete detalha o alcance financeiro do trabalho comunitário. "Antes, o quilo do fruto inteiro valia R$ 0,60. Agora, com a quebra, vale R$ 25." O "ouro", em relação ao cumbaru, é a castanha dentro do fruto. Torrada e salgada, tem procura em todo o Brasil.

Luziete Gonçalina da Silva Moraes, coletora de cumbaru em Poconé (MT)
Luziete Gonçalina da Silva Moraes, coletora de cumbaru em Poconé (MT) Imagem: Mariana Giozza/VBIO

Difícil mesmo, contudo, foi encontrar um jeito de facilitar a quebra para a mão feminina. "Antes, a gente perdia muito da amêndoa, usando facão", lembra Luziete. "Mas aí apareceu o senhor Antônio, da comunidade, que adaptou o facão à alavanca e ficou resolvido." A meta é fazer gente que trabalha só com a coleta, como Tereza, adquirir habilidade para também quebrar o cumbaru. "Assim, o sustento será maior para todos", garante Edinalda.

Na Barra do São Lourenço, a renda é mais instável. "Depende dos barcos que aportam por aqui", adianta dona Eliane. Esse pedaço de Pantanal, incluído em roteiros de pesca esportiva, recebe turistas regularmente - é quando o artesanato vende fácil, "dá para ganhar uns R$ 1.500 por mês".

Para garantir a produção, dona Eliane se levanta antes das 4h (salvo aos sábados, dia de culto evangélico). Prepara o tereré, um tipo de chimarrão feito com água fria, e vai para o rio. Sempre em parceria, sai à procura de tipos de aguapé para usar em diferentes peças.

Enquanto corta a planta - o que faz um bem danado ao meio ambiente, pois contribui para a passagem dos raios solares e a oxigenação das águas -, Eliane mantém-se alerta. "Tem vez que onça pula na canoa, abusada, e a gente precisa fazer o maior barulho com o remo para que vá embora", conta, com naturalidade. "Mas o pior é a ariranha, que ataca sem dó, se tiver algo na canoa que deseja. "

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Na labuta com o cumbaru, em contrapartida, o perigo se chama desgaste físico. "Temos de carregar sacos de 50 kg, debaixo de sol forte, até o ponto onde o trator pega e leva para a comunidade", diz Luziete. "O braço tem de ser forte ou não aguenta." As árvores estão espalhadas por grandes propriedades particulares, e os frutos são colhidos do chão. E o contato com os donos da terra, em que pé está? "Como andam percebendo que a coleta do cumbaru dá dinheiro, já há quem queira parte da nossa renda", alerta.

Por enquanto, porém, a prioridade é finalizar a criação das associações de mulheres extrativistas (Poconé e Barão de Melgaço, com cerca de 60 integrantes) e promover melhorias, caso do beneficiamento do cumbaru quebrado, permitindo a produção de farinha e agregando valor e renda. Uma curiosidade: nesse projeto, homens têm participação discreta, auxiliando as mulheres na coleta do fruto. Sinal de nova mentalidade no Pantanal? A conferir.

Frutos de cumbaru coletados no Pantanal Norte
Frutos de cumbaru coletados no Pantanal Norte Imagem: Mariana Giozza/VBIO

Por Marion Frank

* Notícias da Floresta é uma coluna que traz reportagens sobre sustentabilidade e meio ambiente produzidas pela agência de notícias Mongabay, publicadas semanalmente em Ecoa. Esta reportagem foi originalmente publicada no site da Mongabay Brasil.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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