Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Richarlison mete outro golaço e vira 'pai' de Acerola, uma onça do Pantanal

Richarlison e Acerola, a onça-pintada que o jogador adotou - Fabio Paschoal/Reprodução
Richarlison e Acerola, a onça-pintada que o jogador adotou Imagem: Fabio Paschoal/Reprodução

João Pedro Salgado

da @biodiversidadebrasileira

28/11/2022 09h51

Richarlison, craque da seleção brasileira, ficou ainda mais em evidência depois dos dois gols na estreia da seleção na Copa do Qatar, contra a Sérvia. Sabemos que a Copa do Mundo faz o Brasil voltar todas as atenções para o evento, e assim, o país conheceu, além do camisa 9, o cidadão e ser humano Richarlison.

Depois de toda repercussão, começaram a viralizar nas redes sociais algumas das ações feitas pelo atleta, como doações para pesquisas científicas, ajuda a pessoas que passam por necessidades e de todos os posicionamentos do atleta. Porém, uma dessas ações chamou bastante atenção: Richarlison adotou uma onça-pintada no Pantanal, o Acerola.

O projeto Onçafari está há 11 anos no Pantanal trabalhando na conservação do maior felino das Américas, e abre a possibilidade para pessoas ''adotarem'' onças que são monitoradas na região.

A adoção é feita de forma simbólica, você paga uma determinada quantia, pode dar ao nome ao bicho e sempre recebe notícias de como está o animal.

Para o lançamento da camisa da Seleção para a Copa, que possui detalhes da onça-pintada no uniforme, o camisa 9 foi escolhido para ir até o Pantanal conhecer o trabalho do Onçafari e ficar frente a frente com as onças.

Richarlison, então, escolheu e adotou uma delas, que carinhosamente chamou de "Acerola".

Um dos principais lemas da conservação ambiental é "conhecer para preservar", e ter um dos principais atletas da seleção brasileira, durante o período de maior visibilidade do esporte mais popular do planeta, levantando esse tema e divulgado para um público gigante, é de suma importância para divulgação e preservação ambiental, além da enorme divulgação de um projeto tão importante quanto o Onçafari.

O primeiro passo para a preservação é conhecer, e pessoas como o Richarlison estão ajudando muito nesse processo, e isso deve ser valorizado.

Além disso, o atleta mostrou outro aspecto importante para a preservação: a cobrança em cima das autoridades. Durante as queimadas que afetaram mais de 30% de todo o território do Pantanal em 2020, Richarlison utilizou suas redes sociais para cobrar as autoridades responsáveis. Isso demonstra do jogador um engajamento real com essas causas, além de alertar e influenciar outras pessoas em relação a esses temas.

Os ídolos surgem conforme o momento atual pede. No século passado, ídolos do futebol brasileiro, como dr. Sócrates, tiveram forte influência contra a Ditadura Militar que se estabelecia no Brasil.

Além de serem craques de bola, a idolatria não vinha apenas pelo futebol em campo, mas também por conta de todo contexto histórico que eles estavam envolvidos e lutaram contra.

Hoje, no século XXI, os contextos são outros, mas momento atual clama: precisamos da conservação ambiental. Ainda são poucos atletas que parecem se importar com os temas relacionados ao meio ambiente e assuntos relacionamos mas a grande repercussão da onça Acerola e todos os comentários positivos em relação a essa a ação, mostram que as pessoas estão consumindo e se importando com esse tipo de conteúdo.

Como foi falado anteriormente, os ídolos surgem conforme o momento atual pede, e podemos estar vendo nascer um novo ídolo brasileiro que vai além do futebol.