Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Férias: Vai viajar? Veja dicas para evitar que seu lixo vá parar no mar

Peixe com sacola plástica no mar - iStock
Peixe com sacola plástica no mar Imagem: iStock

Ylka Gomes*

04/01/2023 06h00

Com o final de ano, chegam as férias, folgas coletivas, período propício para viajar com a família, amigos e conhecer novos lugares.

Esse momento é muito esperado por muitas pessoas para usufruir da melhor forma, por isso que uma boa parte se programa com antecedência, mas será que você se programa de forma correta? A sua programação é individual ou inclui o coletivo?

Quando falamos de coletivo, provavelmente pensamos no nosso grupo e não no todo. E como é pensar no todo?

Ao viajar você pode deixar por onde passa apenas a sua pegada e não o seu lixo, por isso é importante que você pense que as suas atitudes terão impacto no seu destino e que tudo que você leva precisa impactar menos possível o meio ambiente e a comunidade daquela região. Lembre-se que você não está sozinho.

Peça ajuda para o grupo que estará com você, busque saber como descartar corretamente o lixo que será gerado durante a viagem. É uma tarefa simples, fácil, mas de muita responsabilidade.

Você sabia que os turistas são os que mais poluem?

Estudos comprovam que a quantidade de lixo nas cidades turísticas aumenta consideravelmente nos feriados, período de férias, por conta dos turistas, mas é possível reverter esse cenário, basta se responsabilizar pelo seu lixo, recolher e não deixar para trás.

Alguns dos lixos mais encontrados nas praias e cidades turísticas são:

Bituca de cigarro
Plásticos de diversas formas (Garrafas PET, tampas de garrafas e embalagens plásticas de produtos de limpeza, higiene, canudos, copos, talheres descartáveis, sacolas plásticas)
Sacolas Plásticas
Garrafas de vidro
Rede de pesca

Mas, então, como mudar isso?

Primeiro, é importante refletir sobre as suas atitudes e, antes de colocá-las em prática, pensar no impacto que você vai causar na viagem. Então, se possível:

  • Opte por alimentos naturais e mais saudáveis, que vão te fazer desembalar menos plásticos;
  • Use cosméticos naturais e sustentáveis (shampoo, condicionados, hidratantes, protetores...), que agridem menos o meio ambiente;
  • Para embalagens plásticas, você pode substituir por alumínio (a taxa de reciclagem do alumínio chega a quase 100% no Brasil) e pelo vidro;
  • De qualquer forma, se for utilizar embalagens plásticas, saiba que você pode descartar forma correta e garantir a reciclagem, como o reaproveitamento de tampas plásticas,, que você pode guardar e direcionar para ONGs que atuam com projetos de tratamento de câncer, compra de cadeira de rodas, castração e tratamento de animais e até arte plástica... é só buscar na internet;
  • Descartáveis como canudos, copos, talheres nem pensar, é fácil substituir por retornáveis ou reutilizáveis, pode também usar os que você já tem em casa, sem precisar comprar, não ocupam espaço e só contribui com a redução do lixo;
  • Para os fumantes, que tal descartar a sua bituca corretamente nos coletores de bituca espalhados pelas praias e cidades? Ou guardar até encontrar um lixo comum próximo, melhor do que jogar no chão, né?
  • Leve a sua sacola retornável para colocar o lixo e outros pertences necessários.

Para sua próxima viagem, pense que o lixo é produzido por você, então, você tem total responsabilidade sobre o seu descarte correto, nas lixeiras de coleta seletiva ou postos de coleta espalhados pelas cidades e praias do nosso Brasil.

Vamos manter as nossas cidades limpas, pois a nossa casa é o planeta e se ele ficar doente, também ficaremos!

Contribuir com o meio ambiente é simples, basta cada um fazer a sua parte! Faça a sua, recolha o seu lixo!