Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ciclistas ultrapassam velocidade em ciclovia usada por crianças e animais

Capivaras na ciclovia rio Pinheiros - Projeto CAPA
Capivaras na ciclovia rio Pinheiros Imagem: Projeto CAPA

Milo Araujo*

09/02/2023 06h00

A ciclovia do Rio Pinheiros é carinhosamente apelidada de "Capivara" por causa das capivarinhas que vivem ao longo de sua extensão. Ela se inicia no extremo sul da cidade de São Paulo e corre paralela ao trem da linha esmeralda da CPTM. Inaugurada em 2010, é um marco urbanístico da capital.

Numa cidade com tão poucos aparelhos públicos de entretenimento e incentivo ao esporte, é fundamental que os que existam sejam espaços democráticos, onde toda a gama de ciclistas possa frequentar.

Muitas crianças aprendem e tomam gosto por pedalar naquela ciclovia. Lá também é destino de muitas famílias procurando por lazer nos finais de semana e são numerosos os iniciantes que encaram a ciclovia do Rio Pinheiros como uma incentivadora (por não precisar competir com carros lá).

Também existem muitos animais que cruzam a ciclovia, como capivaras, diversas aves, etc. Por conta de todo esse cenário diversificado, é estabelecido o limite de velocidade de 20 Km/h.

Infelizmente, tudo o que é escasso é campo de disputa. A ciclovia é de todas e todos que quiserem usufruir dela, sabendo respeitar o próximo.

Porém, é muito comum que pelotões de bicicletas passem rasgando ali em velocidades altíssimas. É importante frisar que a ciclovia é um lugar muito estimado por toda a população da cidade de São Paulo, e não é justo que seja convertida numa pista de treino de alta performance.

Todas as pessoas ciclistas de São Paulo têm o direito de usufruir da Capivara sem serem assediadas por pessoas montadas em bicicletas caríssimas que passam gritando xingamentos aos mais "lentos".

Por isso não basta você ser um "louco por bicicleta" e manter a mentalidade carrocrata de não dividir a via, não dividir o espaço. O egoísta vai se manter um egoísta, independente de quantas rodas se tem embaixo dele.

A nossa querida Capivara tem velocidade estabelecida de 20 km/h, regra essa solenemente ignorada por pelotões de esportistas que se encaram como acima do cidadão comum. Todos temos o mesmo direito de acessar e usufruir da ciclovia em segurança.

Recentemente o perfil @cicloriopinheiros , que traz notícias e informações sobre a ciclovia, fez uma postagem com regras regulamentando a atividade de pelotões de treino de alta performance:

Essas regras são extremamente úteis! Dessa forma a gente organiza melhor o uso da ciclovia de maneira que todos os grupos sejam contemplados.

Temos que nos lembrar constantemente que bicicleta é muito sobre acessar a cidade, e acessar a cidade é necessariamente sobre saber viver coletivamente.