Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Seus filhos só comem orgânicos? Mas a água que bebem está cheia de veneno
Você sabia que as crianças brasileiras se alimentam com agrotóxicos que as crianças europeias estão livres de comer? "Ahhh... mas o meu filho só come alimentos orgânicos." Mas ele toma água, né? A nossa água também está contaminada com agrotóxicos. No Brasil, o limite legal de glifosato na água é 5 mil vezes maior do que na Europa. Por sinal, Glifosato é o agrotóxico mais usado do Brasil e está associado a 503 mortes infantis por ano
Um estudo encontrou uma mistura de 27 agrotóxicos diferentes na água para consumo em mais de 2,3 mil cidades do Brasil! A situação, que já era ruim, ficou pior no último governo, que aprovou centenas de agrotóxicos banidos na Europa
No Brasil, a indústria desses produtos químicos está tentando ganhar o debate. Certamente você já ouviu por aí que sem agrotóxico não teríamos comida, ou que o Brasil alimenta o mundo. Não é bem verdade, pois nem sequer conseguimos alimentar nossa própria população.
Por outro lado, talvez não tenha ouvido falar que a indústria nacional de bioinsumos tem crescido de forma exponencial (cerca de 40% ao ano). Bioinsumos são produtos que substituem os químicos, fazem bem para o solo e aumentam os ganhos e a produtividade dos agricultores.
Outra boa notícia é que a produção dos alimentos agroecológicos, que respeitam o solo, a biodiversidade e os trabalhadores, vem ganhando destaque especialmente na agricultura familiar.
O problema é que o dinheiro e o lobby da indústria química são muito grandes, mas o valor da vida é ainda maior. Podemos ser o país dos alimentos agroecológicos, que exporta bioinsumos e protege o meio ambiente, ou a nação que envenena o solo, a água e até as nossas indefesas crianças.
Não me parece uma escolha muito difícil, né?
*João Paulo Pacifico é CEO Grupo Gaia
*
Siga Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo https://www.instagram.com/ecoa_uol/
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.