Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Feijão é melhor do que carne para o planeta e ajuda na perda de peso

Feijão faz bem à saúde e ao meio ambiente. - Getty Images
Feijão faz bem à saúde e ao meio ambiente. Imagem: Getty Images

João Paulo Pacifico*

Colaboração para Ecoa, em São Paulo, (SP)

03/08/2023 04h00

Semana passada fui ao nutricionista, e como grande parte das pessoas, queria saber se alguma pílula mágica foi descoberta recentemente.

Adoramos pílulas mágicas que prometem fazer milagres com nosso corpo e nossa saúde, seja emagrecer, ficar mais forte ou até curar alguma doença.

E para minha grata surpresa, o Dr. Anderson Teodoro, meu estudioso nutricionista, me contou sobre um incrível grão com vários benefícios para a saúde.

Um grão que promove perda de peso, controle do diabetes, ajuda a reduzir colesterol e até controla o apetite*.

Uma proteína muito melhor para o meio ambiente do que a carne bovina. Ocupa 18 vezes menos área de plantio, 10 vezes menos água e 9 vezes menos combustíveis*. Se for orgânico, melhor ainda pois não prejudica o solo.

O Dr. Anderson comentou também de um estudo que indicou que o consumo desse alimento foi associado a um aumento na expectativa de vida em cinco diferentes grupos no Japão, Suécia, Grécia e Austrália.

Mas nem tudo são flores...a área plantada desse grão, que gera renda para agricultura familiar, vem reduzindo no Brasil. Reportagem de ECOA indica que ele corre risco de sumir.

Mas afinal, qual é esse grão tão poderoso?

È o feijão! A ciência ainda não inventou aquela pílula mágica. Mas a natureza nos deu esse presente. Um alimento super importante, mas que jamais veremos grandes campanhas de marketing, como aquelas de proteínas ultraprocessadas cheias de "aditivos".

Um incrível grão que faz ainda melhor do que imaginei: além de fazer bem para saúde, gera renda pra agricultura familiar e ainda cuida da natureza.

O que falta para você começar a comer mais feijão?

- Auxilia no controle do diabetes: estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que o consumo de leguminosas, incluindo o feijão, pode ajudar a melhorar o controle glicêmico em indivíduos com diabetes tipo 2;

- Promove a perda de peso: estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition mostrou que o consumo de feijão pode ajudar a reduzir o índice de massa corporal (IMC) e a circunferência da cintura em indivíduos com sobrepeso ou obesidade;

- Ajuda a reduzir o colesterol: uma revisão sistemática e meta-análise de estudos publicada no Journal of Nutrition mostrou que o consumo de leguminosas, incluindo o feijão, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL no sangue;

- Melhora o controle do apetite: um estudo publicado em 2016 no periódico Food & Function mostrou que o consumo de feijão pode ajudar a controlar o apetite, reduzindo a ingestão de alimentos e ajudando na perda de peso.

*João Paulo Pacifico é CEO do Grupo Gaia (com apoio técnico do nutricionista Dr. Anderson Teodoro)

*

Um fazendeiro excêntrico cria um safári africano, uma cidade famosa por seus caixões? Em "OESTE", nova série em vídeos do UOL, você descobre estas e outras histórias inacreditáveis que transformam o centro-oeste brasileiro. Assista:

Siga Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo:

https://www.instagram.com/ecoa_uol/

https://twitter.com/ecoa_uol/