Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Referências culturais são vitais para alimentar os sentidos das crianças
Esta é a versão online da newsletter Pitaco da Maritaca enviada nesta sexta (25). Quer receber as dicas completas da Maritoca, com o texto principal e mais informações, no seu email nas próximas semanas? Cadastre-se aqui!
***
"Bebida é água, comida é pasto. Você tem sede de quê? Você tem fome de quê?" Lembro de escutar essa música nos anos 1980, no rádio, enquanto estava com meu pai no carro, e ele me perguntou o que eu achava que significava. Eu, pré-adolescente, fiquei ouvindo com atenção; entendia, mas não conseguia elaborar uma resposta. Meu pai percebeu o meu esforço e disse: "nem só comida é alimento". Essa frase deu mais um nozinho na minha cabeça. Mais tarde, me dei conta do quanto essas conversas que eu tive com meu pai e minha mãe ao longo da minha formação me nutriram profundamente.
Durante esse primeiro setênio do Programa Maritaca, já parei algumas vezes para analisar o meu processo de criação, que costuma vir de forma tão inconsciente. Nesse sentido, uma das coisas que sempre penso é que o repertório cultural da criança é tão importante quanto o leque de alimentos que ela consome durante a infância (reservadas as devidas proporções, lógico, e pensando que quem me lê aqui não sofre grandes privações para colocar comida no prato dos seus filhos, que fique claro).
Se eu só oferecer para a criança músicas infantis com arranjos pobres em sonoridade, ou com vozes infantilizadas (infelizmente isso existe aos montes), ela vai entender que música é isso. Seu "paladar auditivo" e sua sensibilidade serão prejudicados. Claro que isso pode ir mudando ao longo da vida, mas assim como não devemos dar doces processados para os pequenos até os dois anos, imagino que a mesma preocupação deveria existir em relação às outras influências sonoras e visuais para as crianças, que chegam muito limpas de qualquer veneno do mundo terreno. Nunca devemos esquecer que elas estão em formação, então quanto mais oferecermos "alimentos" variados e de qualidade, mais aguçado será seu paladar - em todos os sentidos.
Escute os episódios do Programa Maritaca relacionados ao tema:
Pitacos da Maritoca
PITACO DE LIVRO
Com mais de 40 anos de carreira e ultrapassando a marca de 60 obras publicadas, Eva Furnari é uma escritora e ilustradora que, sem dúvida alguma, alimenta com excelência o universo da literatura infantil. Ela sabe, como poucos, combinar personagens inusitados com situações improváveis, criando histórias engraçadas e, ao mesmo tempo, inteligentes. Felpo Filva, Bruxinha Zuzu, Lolo Barnabé e Trudi e Kiki são algumas das criaturas que nasceram de sua cabeça pra lá de fértil. Outros títulos de sua autoria que, entra ano, sai ano, fazem sucesso com as crianças são "Assim Assado", "Listas Fabulosas", "Cocô de Passarinho", "Não Confunda", "Drufts" e "Tantãs".
Veja um pouco mais sobre a Eva Furnari
PITACO DE FILME
Fundado no Japão em 1985, o famoso Studio Ghibli já lançou mais de 20 filmes de animação que são referência no mundo todo. Sob o comando de Hayao Miyazaki, seus filmes são verdadeiras aulas de estética apurada, roteiros bem-costurados, personagens fantásticos, trilhas sonoras de encher os ouvidos e temáticas acolhedoras. Entre os maiores sucessos do estúdio estão "Nausicaä do Vale do Vento", "Meu Amigo Totoro", "O Castelo no Céu", "O Serviço de Entregas da Kiki", "Princesa Mononoke", "Ponyo: uma Amizade que Veio do Mar" e "A Viagem de Chihiro".
Veja um pouco mais sobre o Studio Ghibli
PITACO DE MÚSICA
Seguindo o texto de abertura, a dica hoje é "Comida", lançada em 1987 pelos Titãs. Taí um grupo que as crianças mais velhas podem ouvir, curtir o rock mais pesado e ainda refletir bastante sobre as diversas questões sociais que a banda levanta em suas músicas. Se seu filho (a/e) tem mais de 11 anos, indico como um programa para a família o show da atual turnê do grupo, "Titãs Encontro" - em São Paulo haverá mais duas apresentações, marcadas para os dias 22 e 23 de dezembro deste ano. Experiência inesquecível para todos e que rende muitos papos profundos sobre as músicas depois do show.
Expediente
Criação: Mariana Piza
Edição: Camila Rossi
Produção: WIP Ventures
Ilustrações Maritaca: Estúdio Anêmona
Quer falar com a gente? Escreva para pitacodamaritaca@gmail.com
***
Só na newsletter
Receba dicas culturais semanais exclusivas assinando nossa newsletter
O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.