Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
10 comunicadoras para acompanhar de perto, todos os dias
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Por aqui, semanalmente conto histórias de pessoas que me inspiram e que estão construindo outras possibilidades de futuro para o Brasil e o mundo. Um futuro mais humanizado, coletivo, sem deixar ninguém para trás.
Hoje listo 10 mulheres que, a partir da comunicação, estão transformando o jeito de interpretar a realidade dos vários Brasis que cabem no Brasil. Essa lista é infinita, mas o espaço não. Acompanhe as suas ideias, suas criações e seu trabalho em todos os dias do ano:
Aline Rodrigues
Das periferias da zona sul de São Paulo, é cofundadora da Periferia em Movimento (PEM). Criada em 2009, a PEM produz e distribui conteúdo jornalístico sobre garantia de direitos das margens para o centro, construindo novas narrativas sobre, para, com e a partir das quebradas paulistanas. Conheça o trabalho da Aline clicando aqui.
Thais Siqueira
Moradora do Jardim Angela, também zona sul de São Paulo, Thais é educadora, faz articulação social nas periferias e é jornalista. Constrói e faz parte de inúmeros projetos de enfrentamento e superação das desigualdades. É cofundadora do Desenrola e Não Me Enrola, coletivo de comunicação nascido em 2013. Leia as reportagens da Thais clicando aqui.
Semayat Oliveira
Nascida no Jardim Miriam, zona sul de São Paulo, Semayat é cofundadora do Nós, Mulheres da Periferia, empresa jornalística criada e autogestionada por mulheres negras e periféricas para contar as histórias e amplificar as opiniões que não encontravam em nenhum lugar: as delas próprias. Documentarista e escritora, é uma das pessoas que faz acontecer um dos podcasts mais escutados do Brasil, o Mano a Mano, com Mano Brown. Acompanhe os movimentos dela clicando aqui.
Ana Carolina Martins
A partir do Capão Redondo, Ana Carolina é diretora do filme "Visionários da Quebrada" e cofundadora da Visionária Lab, um laboratório interdisciplinar de pesquisa e cocriação, que tem como pilares a economia criativa, o cinema e a inclusão. Conheça o seu trabalho e qual tipo de cinema ela pensa e produz clicando aqui.
Yanne Mendes
Moradora da Favela do Totó, no Recife, Yane Mendes é cineasta periférica. Suas produções estão de olho nas histórias que nunca são contadas, das pessoas que nunca são contadas, vindas dos lugares que nunca aparecem nas produções tradicionais. Constrói projetos em muitos lugares, entre eles a Rede Tumulto. Criada em 2019, o grupo trabalha com juventudes a partir da educação popular, da tecnologia e da comunicação. Conheça o trabalho de Yane clicando aqui.
Gizele Martins
Mestre em educação, cultura e comunicação em periferias urbanas, além de jornalista e escritora, Gizele é cria do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Já ganhou mais de 15 prêmios pelo seu trabalho por um jornalismo em defesa dos direitos humanos. Está presente em muitas conversas e projetos, em especial naquelas sobre jornalismo comunitário. Siga o trabalho dela clicando aqui.
Michele Silva
Cofundadora do Fala Roça, grupo que produz jornalismo a partir da Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, Michele é formada em Publicidade e Propaganda. Desde adolescente participa de conversas e movimentos sobre comunicação comunitária. Já passou por rádios comunitárias, coletivos de comunicação e diversos projetos sociais e culturais. Acompanhe o trabalho dela aqui.
Ruth Nayane
Formada em História e moradora do chamado Distrito D'água, uma das periferias de Belém, no Pará, Ruth está à frente do Museu D'Água, um projeto que usa a memória dos moradores e moradoras do bairro para educar sobre as questões sociais e ambientais que afetam as comunidades. Acompanhe o seu trabalho clicando aqui.
Silvia Nascimento
Fundadora e CEO do Mundo Negro, primeira plataforma digital de conteúdo para negros e negras do Brasil, Silvia é uma das pessoas com pensamento mais original sobre a comunicação do país. Merece ser acompanha de perto nas coisas que diz, pensa e que faz. Para saber mais sobre ela acesse aqui.
Joyce Prado
Ela é diretora, roteirista e fundadora da Oxalá Produções, uma empresa focada em conteúdos sobre a cultura e comunidade afro-brasileira e diaspórica. Seu primeiro filme de longa-metragem, "Chico Rei Entre Nós", de 2020, longa premiado como Melhor Documentário Nacional pela escolha do público na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Acompanha o trabalho dela clicando aqui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.