5 pessoas para acompanhar (bem) de perto em 2024
Ano novo, esperança nova. Há muitas pessoas movimentando ideias, pensamentos e ações que estão transformando o país um pouco de cada vez, um dia de cada vez. Elas podem não ocupar o horário nobre da atenção de todos os noticiários, mas seguem acontecendo, trazendo novas maneiras de pensar e de agir em favor de um futuro em que caibam, verdadeiramente, todas as maneiras de ser e estar. Eu gosto de começar o ano trazendo algumas delas, logo de cara. As outras aparecem numa coluna aqui, numa coluna ali. Que 2024 seja para você o que você será para o mundo. E não perca estas pessoas de vista.
Julia Toro
Presidente do Instituto Ecotece, Julia trabalha por uma moda ética e sustentável. Desde 2005, a organização promove a cultura de sustentabilidade na moda e incentiva um estilo consciente. Com seus projetos, busca transformar as práticas de produção e consumo. Um dos seus projetos mais inspiradores chama Moda Lab+, que forma jovens profissionais da área nas periferias e favelas. Leia aqui.
Dona Jacira
A quinta filha de Maria Aparecida Caldeiras de Oliveira e de Estácio Roque de Oliveira, ela é artista para todas as direções. Vale ser acompanhada em todas elas. Acaba de lançar seu segundo livro: "Um escudo de afeto aos meus". Cada palavra que ela solta é um mundo que se abre. Acompanhe aqui.
Ronaldo Matos
Pesquisador, jornalista e educador, é um dos maiores intelectuais desse país. Só falta o restante do Brasil saber disso. Ronaldo é um dos fundadores do Desenrola e Não Me Enrola, que assina uma coluna aqui no UOL. Também é cofundador do Território da Notícia, solução tecnológica para distribuição de informação em periferias e favelas. O acompanhe aqui.
Karinne Costa
Nascida em Catende, Pernambuco, ela é poeta, escritora e realizadora sociocultural. Fundou o Museu dos Sonhos Vivos, projeto que cuida da memória de periferias e favelas. Também é dona de uma das escritas mais originais e afetuosas que você irá conhecer. Acaba de vencer a bolsa de criação Caranguejolê, da Balada Literária. Isso quer dizer que vem aí em 2024 seu primeiro livro publicado, com o olhar e a contribuição do escritor Marcelino Freire. Siga aqui.
Evelyn Gomes
Diretora do LabHacker, o Laboratório Brasileiro de Cultura Digital, Evelyn é uma das pessoas a movimentar conversas que denunciam há meses o maior desastre em solo urbano do mundo que acontece em Maceió, capital de Alagoas. Ela também criou o Observatório Caso Braskem e chegou a ir até a ONU denunciar o que tem acontecido. Para segui-la, clique aqui.
Deixe seu comentário