Deus me livre de um mundo sem mulheres CEOs
De tempos em tempos, um certo passado abre a boca para lembrar ao mundo que está aí, pelas sombras: engajando retrocessos, viralizando violências. Sejamos justas com a história: nem sempre nas sombras, ainda mais agora. Leia e entenda.
O passado publica stories, tem plateias grandes, defensores ferozes. Que dirão: não errou não, não mentiu não. Ele tem o direito de dizer o que disse. Quem disse? Quem disse que uma pessoa pode dizer qual é o lugar da outra no mundo? E, quem disse que algo assim, dito assim, desse jeito assim, não constrói constrangimento e dor no elevador das 8 da manhã, de amanhã. No trabalho?
Este passado tem cara de novo, não se engane. Tem uma explicação para tudo, não se engane. Muda a forma, se for preciso, mas o conteúdo, não se engane. O passado nem sempre é um lugar na memória da gente. Separemos bem os passados a se cultivar e aqueles a se combater.
Segundo pesquisa da FIA Business School com 150 mil pessoas de 150 grandes empresas do Brasil, mulheres são melhores gestoras, além de serem mais confiáveis e populares. Deus me livre de um mundo em que essas CEOs não existissem.
Na comunicação
Silvia Nascimento é jornalista, CEO e diretora de conteúdo do site Mundo Negro, além de curadora digital e especialista em questões étnico-raciais. Com um olhar crítico típico de uma pisciana questionadora, ela tem plena consciência de seu propósito e encontra na escrita sua principal forma de expressão e liberdade. Além disso, foi responsável por lançar o primeiro curso dedicado exclusivamente a criadores de conteúdo negros no YouTube. Acompanhe aqui.
Na economia
Ítala Herta é Cofundadora da Vale do Dendê, primeira aceleradora de negócios focada em diversidade no Nordeste. Consultora do Comitê de Diversidade & Inclusão da Ambev desde 2020 e Alumni do Programa de Liderança de Visitantes Internacionais (IVLP) dos EUA. Eleita uma das 50 personalidades multiplicadoras da criatividade no Brasil pela Revista Wired, com foco em raça, gênero, tecnologia e afrofuturismo. Tem formação em relações Públicas e é fundadora da DIVER.SSA, plataforma de apoio ao bem-estar de mulheres empreendedoras. Tem mais de 15 anos de experiência em projetos interculturais de inovação social, economia criativa e sustentabilidade. Acompanhe aqui.
Na cultura
Lenne Ferreira é CEO da produtora Aqualtune, focada em gestão de carreira e assessoria de imagem artística. É jornalista com atuação voltada para Mídia, Cultura, Ativismo negro e Comunicação. Fundou o coletivo de jornalismo independente Afoitas, composto por comunicadoras negras. Foi repórter no Diario de Pernambuco e editora regional da Alma Preta Jornalismo no Nordeste. Atualmente, além de editar o Portal Afoitas, trabalha com assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para redes sociais, atendendo instituições como PretaHub e Centro Dom Helder Camara. Também é multiplicadora da plataforma Bioma Comunicação Ancestral. Acompanhe aqui.
Nos negócios
Manuella Curti de Souza, presidente do grupo Europa - Purificadores de Água, é formada em Direito pela PUC/SP e pós-graduada em Administração de Empresas pelo INSPER. Conselheira do CESAR e da SDW for All, foi eleita uma das 56 mulheres mais influentes do Brasil pela Forbes em 2017. Integra o grupo CEOs' Legacy da Fundação Dom Cabral e já impactou mais de 30.000 pessoas com palestras sobre sucessão em empresas familiares, liderança feminina e inovação. Ela estampa as maiores publicações de negócios do país reforçando essa mensagem: é preciso humanizar o trabalho e o mundo dos negócios. Acompanhe aqui.
Na inovação
Mineira, observadora de aves e mãe da Moana, Thais Lopes é CEO do Mães Negras do Brasil, uma startup social que busca colocar mães negras em posições de protagonismo na nova economia. Formada em Engenharia Mecatrônica e Ciência e Tecnologia pela UFSJ, também é Designer para Sustentabilidade e Regeneração, Líder Regenerativa e Multiplicadora B com mais de 10 anos de experiência em estruturação de processos em setores como indústria, marketplace e financeiro. Acompanhe aqui.
Continue nos comentários. Quem são as lideranças, em todos os segmentos, que anunciam um futuro bem melhor que hoje para todos os seres?
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.