Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Klabin e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em setembro de 2022

Klabin inova com propósito

Referência em desenvolvimento sustentável, companhia compartilha suas iniciativas em ESG em evento imersivo

Klabin patrocinio Selo Publieditorial

Conectar as pessoas e a natureza por meio da tecnologia pode parecer um paradoxo ou até uma utopia, mas foi o que aconteceu no Inova Klabin Experience, a ocasião foi uma forma de reconhecer parceiros da companhia que se destacaram nas categorias Matérias-primas, Florestal, Indústria, Logística, Serviços Corporativos, Sustentabilidade e Inovação.

De acordo com a Gerente de Inovação da Klabin, Renata Freesz, a sustentabilidade esteve em detalhes como a compostagem de todos os alimentos, os copos de papel biodegradáveis, os móveis feitos em papelão ondulado e o palco em aglomerado.

O evento como um todo é um convite: vamos fazer juntos? A gente pode trocar e ter boas ideias. Várias cabeças pensando juntas são muito mais poderosas

Renata Freesz, Gerente de inovação da Klabin

Inova Klabin Experience

Capitalismo Regenerativo

Também como um convite para pensar novas atitudes, a palestra de abertura foi feita pelo britânico John Elkington, que veio ao Brasil especialmente para o evento. John é o criador do Triple Bottom Line, conceito de gestão que preza pela sustentabilidade de forma ampla nas empresas por meio de "people" (pessoas), "planet" (planeta) e "profit" lucro e começou sua fala questionando o termo que ele mesmo cunhou há 25 anos.

Referência mundial em responsabilidade corporativa, Elkington falou sobre capitalismo regenerativo através de casos inspiradores ao redor do mundo e chamou a atenção para os jovens como o grupo que mais sofre de ansiedade climática no mundo. Segundo Elkington, o Brasil está entre os três primeiros países com maior percentual de jovens muito preocupados ou extremamente preocupados com as mudanças climáticas, atrás apenas de Filipinas e Índia.

Imersões Multissensoriais

Após a fala de John Elkington, os mestres de cerimônia Rosana Jatobá e Cazé Peçanha conduziram os convidados para, em grupos, vivenciarem as diferentes experiências do evento. "É uma maneira lúdica e concreta de mostrar como inovação e sustentabilidade andam juntas", explicou Renata Freesz.

Entre as cinco experiências, um dos destaques foi a intervenção Timidez das Copas, assinada pelo artista Edson Pavoni. Os participantes cocriaram uma obra de arte de 10 metros de largura com 160 esculturas e quando terminaram, essa floresta se moveu de acordo com os ventos que circulavam em tempo real na floresta que a Klabin preserva em Telêmaco Borba (PR).

Esse é um espaço de conexão com a arte e com a floresta. O convite para esse evento de sustentabilidade vindo da Klabin está conectado com a coisa mais importante do meu trabalho como artista que é como a gente pode criar imaginários positivos para o futuro usando tecnologia

Edson Pavoni, Artista e Tecnologista

chef Bel Coelho

Como uma floresta também é feita de aromas e sabores, a chef de cozinha Bel Coelho foi convidada para criar uma experiência sinestésica que trouxe algumas dessas sensações para os participantes do evento.

A gastronomia pode ser uma ferramenta valiosa para a conservação da biodiversidade do Brasil

Bel Coelho, Chef de cozinha, ativista por uma alimentação mais saudável e assinou o buffet do evento com ingredientes originários da mata atlântica.

Fora do Pavilhão, mas ainda dentro do Parque do Ibirapuera, os participantes foram conduzidos por integrantes da ONG SOS Mata Atlântica pelo Museu das Árvores, uma visita guiada para conhecer espécies nativas desse bioma na vegetação local. Já na experiência sobre Novos Negócios, o público acompanhava todo o ciclo produtivo de uma floresta, entendendo tudo o que ela pode gerar para além do que a Klabin já realiza hoje. Na sequência, a trilha de Iniciativas Klabin promovia uma interatividade por meio de uma gamificação que revelava as iniciativas da companhia em diferentes setores.

Reconhecimento e Celebração

A maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil também estreitou os laços com seus parceiros de negócios por meio do "1º Prêmio Fornecedores do Ano Klabin". A ocasião foi uma forma de reconhecer parceiros da companhia que se destacaram nas categorias Matérias-primas, Florestal, Indústria, Logística e Serviços Corporativos, além de destaques em Sustentabilidade e Inovação.

Para se conectar ainda mais com o público, o Inova Klabin Experience foi encerrado com uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Heliópolis. O grupo mantido pelo Instituto Baccarelli, patrocinado pela Klabin, estrela a campanha "As Árvores que nos Tocam", lançada em comemoração ao Dia da Árvore. A ação celebra a união entre tecnologia e sustentabilidade ao captar os sons das árvores e transformá-la em uma melodia inédita, interpretada pelos músicos em uma área florestal da Klabin em Telêmaco Borba (PR), e no Grande Auditório do MASP, em São Paulo. O vídeo completo da campanha pode ser visto no site oficial da Klabin - https://klabin.com.br/reputacao/dia-da-arvore - e em seus canais digitais.

Totalmente alinhado com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Inova Klabin Experience contou com materiais e processos sustentáveis em toda a sua operação, o que revela o compromisso de uma empresa que une rentabilidade, desenvolvimento social e responsabilidade ambiental.

Topo