"Já tivemos uma iniciativa neste sentido anteriormente, mas era incipiente. Esta é a primeira vez que a Stock Car faz a coleta do óleo usado em todas as etapas, com uma preocupação mais ampla com o tema da sustentabilidade", explica Roberta Colleta, head de comunicação e marketing da Lwart. "É uma parceria que se dá com o intuito da conscientização ambiental e do esclarecimento sobre os perigos de um resíduo como o óleo lubrificante usado".
A atuação da Lwart não traz apenas benefícios pontuais ou temporários. Sua tecnologia permite que o óleo seja sempre rerrefinado, inserindo-o em um ciclo infinito que impede a contaminação da água, do solo e do ar.
Ao atender um dos maiores eventos automobilísticos do país, a Lwart mostra porque é a líder nacional e referência internacional na produção de óleo básico a partir do resíduo. Com quase 50 anos de existência, a empresa 100% brasileira é pioneira em sustentabilidade e transformação de resíduos e está presente em cerca de 3400 municípios do país. Coleta em torno de 200 milhões de litros de óleo ao ano e atende a mais de 70 mil clientes de diversos setores. É também a primeira e única rerrefinadora da América Latina a produzir óleo básico do Grupo II.
"Nossa presença é muito capilarizada", diz Roberta. "Temos hoje 18 centros de coleta espalhados pelo Brasil. Por meio deles, a empresa estoca o óleo coletado em uma determinada região para depois enviá-lo para o rerrefino na matriz, em Lençóis Paulista/SP".