O programa está alinhado ao Plano Estratégico 2024-2028 e à Política de Responsabilidade Social da Petrobras, que estabelece o compromisso de fornecer energia ao mesmo tempo em que respeita os direitos humanos e o meio ambiente, mantendo diálogo permanente e responsável com as comunidades em que a empresa atua. Tudo isso sem perder de vista os desafios de sustentabilidade, como a transição para uma economia de baixo carbono.
Seguindo estas diretrizes, o Petrobras Socioambiental ajudou a consolidar ações de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, educação para o trabalho, educação ambiental, esporte educacional, geração de trabalho e renda, conservação de ambientes e espécies, manutenção e recuperação de biomas, fixação de carbono e emissões evitadas e gestão de recursos hídricos.
Só em 2022, os projetos apoiados pelo programa formaram cerca dede 25 mil pessoas através de ações de educação para o mercado de trabalho, e educação para o aprimoramento da qualidade do ensino. Foram abrangidas 645 espécies de fauna e flora em ações de proteção, monitoramento, estudo, ou ainda, nas ações de plantio e coleta de sementes, dentre os quais 58 são espécies de fauna ameaçadas de extinção.