Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Petrobras e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em Março de 2024

oferecido por Selo Publieditorial

Cidade de Estância, Sergipe. Por entre pés de mangaba que se espalham mata adentro, mulheres cantam em grupo enquanto recolhem os frutos: "Vamos catar mangaba, vamos empacotar, no galho da mangabeira onde eu vou me balançar".

Com ritmo próprio e notável energia, cerca de 400 mulheres fazem da atividade ancestral de catar mangabas uma ocupação consolidada, com produção de polpas, licores, doces e salgados, além de bolsas e utensílios artesanais que geram renda e, consequentemente, empoderam e dão autonomia.

Fico muito feliz quando vejo mulheres falarem que, por meio do projeto, conseguem sair de uma situação de violência doméstica. Ou conseguem comprar brinquedos para seus filhos. É isso que não me deixa desistir de sempre buscar melhorias para nossas comunidades.

Tainara Vidal, catadora de mangaba (com muito orgulho)

Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, à qual as catadoras de mangaba estão vinculadas, conta com apoio do Programa Petrobras Socioambiental.

Complexo do Alemão, uma das maiores favelas do Rio de Janeiro. Ali, o projeto ViDançar atua no desenvolvimento de mais de 400 crianças e jovens por meio do balé, utilizando a arte para formar cidadãos e revelar grandes talentos. Além do balé, o ViDançar oferece reforço escolar, aulas de Inglês, oficinas de audiovisual e preparação para seleção de escolas profissionalizantes.

Talentos como Luís Rego, um jovem de 23 anos que passou por cima de todas as barreiras do preconceito para dançar balé dentro da comunidade. Quando entrou na escola do Theatro Municipal do Rio, chegou a ouvir que "preto não pode fazer balé".

Ah, sabe o ViDdançar , onde tudo começou, lá no Alemão? Também conta com apoio do Programa Petrobras Socioambiental - e já revelou mais de 50 jovens para escolas de dança de todo o Brasil e do exterior.

Navegue e veja mais sobre o Programa Petrobras Socioambiental

Programa que muda vidas

Criado em 2013 e já tendo contemplado projetos em todo canto do país, o Petrobras Socioambiental reúne a experiência de programas anteriores, como Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, Petrobras Ambiental, Petrobras Esporte & Cidadania e Integração Petrobras Comunidade.

Desde então, a Petrobras já investiu mais de R$ 1,3 bilhão em projetos que geram valor para a empresa e para a sociedade.

Realizadas por entidades da sociedade civil, que apresentam os projetos e passam por um criterioso processo de seleção, as ações apoiadas pelo Petrobras Socioambiental contribuem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que integram a Agenda 2030 da ONU, visando promover, em especial, a Educação de Qualidade (ODS 4), o Trabalho Descente e Crescimento Econômico (ODS 8), a preservação da Vida na Água e da Vida Terrestre (ODS 14 e 15).

A partir das demandas recorrentes de territórios onde atua, a estratégia de transição para a economia de baixo carbono e a atuação offshore, a Petrobras promove oportunidades de apoio a projetos em quatro linhas de atuação: Educação, Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Oceano e Florestas.

  • Eixo Educação

    A linha de atuação Educação contempla iniciativas voltadas para o desenvolvimento humano integral, preparo para o exercício da cidadania, respeito ao meio ambiente, promoção dos direitos humanos, enfrentamento às desigualdades e qualificação para o acesso ao trabalho digno.

  • Eixo Desenvolvimento Econômico Sustentável

    Na linha de atuação do Desenvolvimento Econômico Sustentável, o apoio é realizado para iniciativas que visam ao fortalecimento de modelos de produção, prestação de serviços e formação de redes inclusivas e participativas, contribuindo para a promoção da geração de emprego, do empreendedorismo, da criatividade e inovação, de forma sustentável com aspectos sociais e ambientais.

O programa está alinhado ao Plano Estratégico 2024-2028 e à Política de Responsabilidade Social da Petrobras, que estabelece o compromisso de fornecer energia ao mesmo tempo em que respeita os direitos humanos e o meio ambiente, mantendo diálogo permanente e responsável com as comunidades em que a empresa atua. Tudo isso sem perder de vista os desafios de sustentabilidade, como a transição para uma economia de baixo carbono.

Seguindo estas diretrizes, o Petrobras Socioambiental ajudou a consolidar ações de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, educação para o trabalho, educação ambiental, esporte educacional, geração de trabalho e renda, conservação de ambientes e espécies, manutenção e recuperação de biomas, fixação de carbono e emissões evitadas e gestão de recursos hídricos.

Só em 2022, os projetos apoiados pelo programa formaram cerca dede 25 mil pessoas através de ações de educação para o mercado de trabalho, e educação para o aprimoramento da qualidade do ensino. Foram abrangidas 645 espécies de fauna e flora em ações de proteção, monitoramento, estudo, ou ainda, nas ações de plantio e coleta de sementes, dentre os quais 58 são espécies de fauna ameaçadas de extinção.

Como fazer parte do programa?

Os projetos apoiados pelo Petrobras Socioambiental têm transformado a vida de pessoas e comunidades Brasil adentro, gerando também um direto impacto positivo nos nossos biomas, na nossa biodiversidade e na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Periodicamente, seleções públicas são abertas para que instituições de todo o Brasil possam apresentar seus projetos e, quem sabe, serem contempladas com este apoio.

Existem duas formas de participação nas seleções públicas do programa através de inscrição para projetos socioambientais incentivados e para projetos não incentivados. Todos os detalhes necessários para elaborar e enviar um projeto estão disponíveis no site da Seleção Pública, assim como os prazos de inscrição.

Topo