Óleo produzido com alta eficiência em carbono
Os investimentos de Exploração e Produção (E&P) seguem com foco no pré-sal, que produz um dos óleos mais descarbonizados do mundo. Os campos de Búzios e Tupi, que respondem por metade da produção da Petrobras, apresentam intensidade de emissões de cerca de 10 kgCO2e/boe, enquanto a média mundial é de 17,6 kgCO2e/boe.
Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)
A Petrobras tem desenvolvido e avaliado tecnologias que contribuem para atingir as metas de descarbonização estabelecidas, com foco no segmento de biocombustíveis avançados e em energia renovável. Aqui, vale destacar o pioneirismo na produção de Hidrogênio Verde (H2V) e os projetos para produção de energia eólica offshore (distante do litoral).
Nova geração de produtos
A Petrobras desenvolveu uma nova geração de produtos mais sustentáveis, em linha com o foco de atuar como protagonista no fornecimento de produtos com baixo carbono. O Diesel R, produzido a partir do coprocessamento de óleos vegetais com o diesel mineral nas refinarias já existentes, pode emitir até 90 % menos GEE em sua parcela renovável. A companhia planeja implantar no Brasil uma unidade inteiramente dedicada à produção de diesel 100 % renovável e bioquerosene de aviação, um tipo de combustível sustentável de aviação. E os produtos da linha de asfaltos CAP Pro possibilitam a reciclagem de material asfáltico, economia de energia, e emissão de GEE até 65% menores.
Gasolina Podium Carbono Neutro
Em 2023, a Petrobras lançou no mercado a nova Gasolina Petrobras Podium Carbono Neutro, a primeira do mercado brasileiro a ter suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) totalmente compensadas.
Investimento em plataformas all electric
Já imaginou uma plataforma de produção de petróleo movida apenas a energia elétrica, que reduz 20% das emissões de gases de efeito estufa? Este projeto está muito perto de se tornar realidade na Petrobras.
Adequação do parque de refino com o Programa BioRefino
O programa prevê projetos para a produção de uma nova geração de combustíveis, mais modernos e sustentáveis, produzidos a partir de matérias-primas renováveis ou residuais.
Recuperação ou conservação de 3% do território doméstico de florestas e áreas naturais
Por meio do Petrobras Socioambiental, a empresa apoia voluntariamente projetos nos biomas Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga e Cerrado com ações para o fortalecimento de áreas protegidas, conservação e restauração. Assim, contribui para a redução de gases de efeito estufa na atmosfera e gera inúmeros benefícios sociais e ambientais, apoiando as soluções baseadas na natureza.
Tecnologia para separar e reinjetar CO2, evitando sua emissão para a atmosfera
Uma tecnologia exclusiva Hi-SEP irá separar o gás rico em CO2 do petróleo ainda no leito marinho e reinjetá-lo no reservatório. O Campo de Mero 3, no bloco de Libra, localizado no pré-sal da Bacia de Campos, será o primeiro a utilizar a tecnologia.
Implantação de flare fechado
A tecnologia de flare (queimador) fechado aumenta o aproveitamento de gás, de forma segura e sustentável, e impede que ele seja queimado para a atmosfera. Seu uso está alinhado à iniciativa Zero Routine Flaring by 2030 (Queima Zero em Tocha até 2030) do Banco Mundial, definida como um dos Compromissos de Sustentabilidade da empresa.