Parasita de 11 kg: maior flor do mundo cheira a cadáver e está em risco
A maioria das espécies do gênero de flor Rafflesia, conhecida como a "maior flor do mundo", está em risco de extinção. Um estudo publicado na última quarta-feira (20) alerta que algumas delas podem acabar extintas antes mesmo de serem conhecidas pela ciência.
"Perigo crítico"
Mais de 40 espécies examinadas. Para entender melhor a planta e seu status de conservação, um grupo internacional de botânicos examinou 42 espécies conhecidas do gênero Rafflesia e seus habitats, principalmente Brunei, Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia. O estudo foi publicado na revista Plants, People, Planet nesta semana.
Risco inédito. Devido ao rápido desaparecimento dos seus habitats florestais e a planos e estratégias de conservação insuficientes, a planta se encontra em um nível de risco inédito, afirmaram. Uma das espécies da flor foi classificada como "em perigo crítico", de acordo com a UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza).
"Calculamos que 60% das espécies de Rafflesia estão em risco grave de extinção", disseram os pesquisadores. Algumas espécies correm o risco de serem extintas antes mesmo de serem conhecidas pela ciência, afirma o estudo.
Precisamos urgentemente de uma abordagem conjunta e inter-regional para salvar algumas das flores mais extraordinárias do mundo, a maioria à beira da extinção.
Chris Thorogood, vice-diretor do Jardim Botânico da Universidade de Oxford e um dos autores do estudo
O que já está sendo feito? A pesquisa destaca que, em algumas áreas, estão sendo feitos esforços para proteger a planta, como em um jardim botânico em Java Ocidental, na Indonésia, e nas iniciativas de ecoturismo sustentável na Sumatra Ocidental.
Rafflesia: a maior -- e mais fedorenta -- flor do mundo
Espécie "imprevisível". A Rafflesia é um parasita que cresce em trepadeiras tropicais em várias partes do Sudeste Asiático e produz algumas das maiores flores do mundo. Suas flores surgem de forma imprevisível e, até agora, os especialistas tiveram muita dificuldade em cultivá-las fora de seu ambiente natural.
Recorde mundial. A Rafflesia Arnoldii, por exemplo, pode ficar maior do que o tronco de um adulto e pesar 11 quilos. Tal tamanho, inclusive, lhe rendeu o título de maior flor do planeta no Guinness World Records.
Atração turística. Sua imagem é tão chamativa que, na ilha indonésia de Sumatra, virou atração turística: viajantes fazem trilhas nas selvas da região para tentar encontrar e admirar de perto a flor.
Cheiro característico. À primeira vista, a flor pode parecer bela, mas ela esconde uma característica bastante incômoda: seu odor. A espécie exala um cheiro horrendo, que lembra o de um corpo em decomposição e que tem o poder de atrair moscas polinizadoras.